quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Andebol

O Benfica jogou ontem a 8ª jornada do Campeonato Nacional de Andebol. Para esta jornada o Benfica recebeu a equipa do Fafe.
A equipa da casa dominou a primeira parte, na qual até o guarda-redes Ricardo Candeias teve direito a marcar um golo.
Ao intervalo: 20-7
Depois do descanso a equipa do Benfica veio “relaxada” e o Fafe aproveitou para reduzir a diferença no marcador, marcando em 16 minutos 11 golos e o Benfica apenas 7. Após isto, o Benfica voltou a agarrar o jogo.
No final do jogo os três pontos ficaram na Luz: 34-25.

Melhor Jogador: David Tavares (9 golos).
Destaque: Ricardo Candeias não só efectuou grandes defesas como ainda marcou um golo de baliza a baliza.

BENFICA: Ricardo Candeias (g.r.), João Ferreirinho (g.r.), David Tavares, Nuno Roque, João Lopes, João Pais, Georgy Zaikin, Luís Nunes, Artem Kuybida, Rui Silva, Luís Gomes e João Antunes.
Treinador: Pedro Gama.


Esta partida realizou-se ontem, uma vez que o Benfica joga no sábado a 1ª mão dos
1/16 da Taça E.H.F. com os russos do SKIF-Krasnodar.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Não há invencíveis...

Depois de nove jornadas consecutivas sem perder, o Sp. Braga acabou por sentir, pela primeira vez, o sabor da derrota em casa do seu arqui-rival Vit. Guimarães. Com uma equipa bem organizada, os vimaranenses foram capazes de fazer o que mais ninguém até aqui tinha feito: marcar e não sofrer golos (o Rio Ave esteve quase a cometer essa proeza, mas não foi além de um empate).

No entanto, a derrota dos bracarenses não foi o único ponto de destaque do fim-de-semana passado. No domingo, o FCPorto visitou o estádio dos Barreiros, onde foi travado por um Marítimo que já tinha deixado sabores amargos em Alvalade e na Luz (empate a uma bola em ambos os jogos). Desta feita, a equipa de Van der Gaag conseguiu alcançar a vitória – através de auto-golo de Rolando – e tirou aos “dragões” a possibilidade de aproveitar o deslize dos “arsenalistas”.

Ainda no domingo, o Sporting deslocou-se ao Rio Ave (mais uma das revelações do campeonato), já sem Paulo Bento. Depois de muita turbulência, o empate com o Ventspill na passada quinta-feira, para a Liga Europa, foi a “gota d’água” para o treinador sportinguista. Em Vila do Conde, sob o comando de Leonel Pontes, os “leões” pareciam querer mudar o rumo dos acontecimentos e até começaram da melhor forma possível, saindo para intervalo a vencer por 2-0. Contudo, na segunda metade, o Rio Ave entrou com toda a garra e João Tomás marcou dois golos de rompante, mostrando as fragilidades da equipa do Sporting. Neste momento, procura-se treinador em Alvalade.

Quem ficou contente com estes resultados foi o Benfica que, na segunda-feira, recebeu a Naval 1º de Maio, na perspectiva de alcançar novamente o 1º lugar e de aumentar a distância para os seus arqui-rivais. Depois de uma derrota em braga, criou-se a expectativa se a Luz iria voltar a assistir a mais goleadas. No entanto, o guarda-redes Peiser, a barra e Nuno Gomes impediram que isso acontecesse e fizeram com que os benfiquistas temessem a perda de dois pontos. Depois de uma boa exibição, mas com muitas ocasiões desperdiçadas, os “encarnados” não se conformaram com o empate e, aos 88’, Javi Garcia respondeu da melhor forma a um cruzamento. Apesar da escassez do resultado e da dificuldade em atingi-lo, Jorge Jesus deu os parabéns à Naval, aos seus jogadores e demonstrou que “assim se fazem os campeões”.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sabado, 31 de Outubro de 2009

Dia de hóquei em patins na Luz… dia de derby. Os encarnados receberam o Porto para mais uma jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.

A equipa da casa entrou com força no jogo, tendo marcado o primeiro golo nos minutos iniciais da partida por intermédio de Caio. Nesta primeira parte a equipa encarnada mostrou-se superior ao Porto e antes do intervalo marcou mais um golo, desta vez pelo capitão Valter Neves.
À vinda dos balneários o Benfica diminuiu a pressão e o veterano Reinaldo Ventura aproveitou para marcar dois golos, empatando a partida.
Este jogo não seria um derby senão tivesse casos e como não podia deixar de ser notou-se alguma dualidade de critérios da equipa de arbitragem que prejudicaram a equipa da casa.
Nota positiva para os benfiquistas que em dia de jornada fora (futebol) decidiram passar o fim de tarde de sábado a assistir a um bom jogo de hóquei em patins.
Resultado final:
BENFICA 2 vs PORTO 2

EQUIPAS:
BENFICA:
Ricardo Silva (g.r. titular). Carlos Silva (g.r.), Caio, Valter Neves (cap.), Carlitos, Pedro Afonso, Ricardo Pereira, Diogo Rafael, Tiago Rafael e Toni Sanchez.
Treinador: Luís Senica
PORTO:
Edo Bosch (g.r. titular), Filipe Santos (cap.), André Azevedo, Reinaldo Ventura, Emanuel Garcia, Francisco Silva, Pedro Moreira, Jorge Silva, Pedro Gil e Filipe Magalhães.
Treinador: Franklim Pais

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Um quarto já lá vai...

Com o primeiro quarto de campeonato já jogado (realizou-se este fim-de-semana a 8ª jornada), surpresas foram surgindo a vários níveis. No topo da tabela, Sp. Braga e Benfica são os protagonistas; no fundo, esse papel cabe, principalmente, ao Vit. Guimarães.

Depois de uma pré-temporada promissora e de um adeus prematuro à Liga Europa, os jogadores de Braga têm demonstrado o porquê de esta equipa ser já há algum tempo considerada o 4º grande do futebol português. Nos oito jogos disputados, os bracarenses contam com 7 vitórias e um empate (arrancado pelo Rio Ave no passado sábado). Desta forma, o Sp. Braga é, a par do Benfica, a única equipa sem derrotas, contando já com confrontos ante o FCPorto e o Sporting.

Por seu turno, o Benfica encontra-se em situação semelhante, diferenciando-se apenas nos adversários e nos golos marcados. Os encarnados ainda não defrontaram os seus principais rivais, mas já vão demonstrando que este ano são realmente candidatos ao título. Com oito jogos disputados, os encarnados contam com 30 golos marcados e com goleadas pelo meio: 8-1 ao Vit. Setúbal, 4-0 no Restelo e 6-1, ontem, com o Nacional são alguns desses exemplos. Nos pupilos de Jorge Jesus destacam-se o quarteto ofensivo sul-americano - Di Maria, Saviola, Aimar e Cardozo -, a boa contratação de Ramires e ainda o (re)aparecimento de Fábio Coentrão.

Na próxima jornada, o Benfica desloca-se a Braga e ambas as equipas vão jogar uma cartada importante: o vencedor da partida isolar-se-à na liderança do campeonato; o derrotado poderá ser apanhado no 2º lugar pelo FCPorto; e em caso de empate continua tudo igual, retirando o possível encurtamento da distância para os portistas.

Na invicta, o campeão em título segue logo em 3º lugar, com uma derrota frente ao Sp. Braga e um empate. No entanto, e apesar dos bons jogos efectuados, o FCPorto ainda não mostrou aquilo que construiu nos últimos três anos com Jesualdo Ferreira. Depois das saídas de Lucho e Lisandro, a contratação de Falcão e a afirmação de Farias poderiam antever uma boa dupla de substituitos. Apesar dos golos e das jogadas bem efectuadas, a verdade é que falta ainda alguma coisa para este FCPorto se poder equiparar ao tetracampeão.

De novo em Lisboa, os sportinguistas já se sentiram mais seguros e confiantes em relação à sua equipa. Alguns dividem a culpa do momento menos bom entre Paulo Bento, os jogadores e o presidente, No entanto, é a classificação que conta e, nesse aspecto, o Sporting encontrava-se (até hoje) na 6ª posição da tabela, com 3 vitórias, 2 empates e outras tantas derrotas. O principal motivo pelo qual os sócios e adeptos leoninos mais criticam é o futebol praticado pela equipa, que não tem sido o melhor de ver, tendo já suscitado o aparecimento de lenços brancos nas bancadas do Alvalade XXI.

Esta noite, os "leões" defrontaram um dos "lanternas vermelhas" e das maiores desilusões do campeonato até agora: o Vit. Guimarães. Antes da recepção ao Sporting, os vimaranenses contavam com apenas uma vitória, 3 empates e 3 derrotas. Hoje, o D. Afonso Henriques recebeu um dos clássicos mais antigos do futebol nacional, com o pêndulo a ficar dividido, depois de mais um empate a uma bola.

Assim vão as contas do nosso campeonato, com equipas-sensação que há muito não o eram, goleadas e resultados para todos os gostos, equipas-sensação que já não o são e muito, mas mesmo muito futebol (bem) jogado.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Fim-de-semana de duplas jornadas na Luz.

No sábado jogou-se a terceira jornada no Campeonato Nacional de Voleibol, para este jogo o Benfica recebeu e venceu os açorianos da Fonte do Bastardo. Dos três sets disputados só o 3º foi fácil para a equipa da casa.
Sets: 25-20/ 25-23/ 25-15
BENFICA: João Magalhães, Fábio Jardel (*), Rui Guedes, Paulo Renan (*), Gustavo Folle (*), Carlos Fidalgo, Nicholas Cundy (*), Robert Tarr, Valdir Reis, Raidel Toiran (*), Flávio “Zelão” Soares e Pedro Dornelas (*).
Treinador: José Jardim
FONTE DO BASTARDO: Fabiano Sousa (*), Dimar Lopez Lora, Manuel Silva (*), Luís Coelho, João Coelho, Lafit Alves (*), Giulherme Souza(*), Murilo Silva, Caíque Silva (*), Rui Santos (*), Maurício Júnior e Ricardo Silva.
Treinador: Luís Resende

Já no Domingo o Benfica recebeu para a 4ª jornada a equipa do Machico. Jogo que ganhou também por 3-0.
Sets: 25-23/ 25-14/ 25-17
BENFICA: João Magalhães, Fábio Jardel (*), Rui Guedes, Paulo Renan (*), Gustavo Folle (*), Carlos Fidalgo, Nicholas Cundy (*), Robert Tarr, Valdir Reis, Raidel Toiran (*), Flávio “Zelão” Soares e Pedro Dornelas (*).
Treinador: José Jardim


Sábado foi também dia de hóquei. Jogo grande com a Juventude de Viana, mas para surpresa de todos facilmente ganhe pelos encarnados.
Ao intervalo a equipa da casa ganhava por 2-0 (Ricardo Pereira e Caio). Na 2ª parte houve tempo para mais dois golos, novamente por Caio e Ricardo Pereira.
Final do jogo: Benfica 4 vs Juventude de Viana 0
BENFICA: Ricardo Silva (g.r). Carlos Silva (g.r.), Caio, Valter Neves, Carlitos, Pedro Afonso, Ricardo Pereira, Diogo Rafael, Tiago Rafael e João Rodrigues.

Dupla jornada também no andebol, mas para a Taça E.H.F. O Benfica recebeu os georgianos do Tbilisi.
O primeiro jogo foi mais “fácil” e os encarnados conseguiram uma vantagem importante para a 2ª mão (que também foi disputada na Luz). Com o cansaço o jogo de domingo foi mais renhido, mas os encarnados levaram a melhor outra vez.
1º jogo: Benfica 34 vs 21 Tbilisi
2º jogo: Tbilisi 25 vs Benfica 29
BENFICA: Ricardo Candeias (g.r.), João Ferreirinho (g.r.), David Tavares, Nuno Roque, João Lopes, João Pais, Georgy Zaikin, Cláudio Pedroso, Carlos Carneiro, Rui Silva, Luís Gomes e João Antunes.
Treinador: Pedro Gama.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sabado em grande!

5ª jornada do Campeonato Nacional de Futsal jogo entre o Benfica e o Fundão . Num jogo muito parado os encarnados não demonstraram a velocidade habitual. O Fundão que no fim de semana anterior tinha derrotado o Sporting dificultou ( e muito) a vida aos encarnados e prova disso foi o resultado final: 3-0.
Marcadores: Gonçalo Alves, Marinho e César Paulo.

BENFICA: Bebé (g.r), Zé Carlos (g.r), Costinha, Gonçalo Alves, Marinho, César Paulo, Ricardinho, Arnaldo, Zé Maria, Anilton, Joel Queirós e Davi.

Sábado também foi dia de andebol, para a 5ª jornada a equipa do Benfica recebeu o Aguas Santas. Os visitantes marcaram primeiro mas não demorou muito tempo até as águias marcarem. A prova do equilíbrio entre as duas equipas verificou-se com o resultado obtido ao intervalo (14-12).
Na segunda parte a equipa da casa conseguiu distanciar-se no marcador e desse modo acumular mais uma vitória no Campeonato Nacional.
Final do jogo: 33-28

Nota negativa para a pouca assistência no pavilhão.

BENFICA: Ricardo Candeias (g.r.), João Ferreirinho (g.r.), David Tavares, João Lopes, João Pais, Zaikin, Cláudio Pedroso, Carlos Carneiro, Rui Silva e João Antunes

domingo, 11 de outubro de 2009

E o merado não demorou a mexer...

Como era de prevêr, poucos dias depois do final dos principais campeonatos in e outdoors, o mercado futebolístico não podia ficar parado.

Internamente, o campeão FCPorto viu sair duas das pedras fulcrais dos últimos títulos: Lucho González (Marselha) e Lisandro López (Lyon). No entanto, era necessária a "reposição de stock" e os "dragões" não se ficaram por menos, com noms como Falcão, Álvaro Pereira e o guarda-redes Beto.

Na capital, o Sporting conseguiu manter as suas referências da época transacta (com excepção de Derlei que "pendurou as botas") e ainda contratou Caicedo, Matías Fernandez e Angulo.

Na outra pota da Segunda Circular, os "encarnados" também se reforçaram em peso, desde logo começando pelo treinador. Depois de uma temporada com muitos altos e baixos, a direcção benfiquista decidiu rescindir contrato com Quique Flores e seguir para a contratação de Jorge Jesus (antigo treinador do Sp. Braga). Quanto a jogadores, a saída mais notória foi a de Katsouranis, para a Grécia, tendo sido contratado para a sua posição o espanhol Javi Garcia. Para completar esta lista estão nomes como Ramires, Saviola, Weldon, César Peixoto, o guarda-redes Júlio César e a reintegração de Fábio Coentrão.


Pela Europa fora, a transferência mais mediática e a que mais capas de jornais teve direito foi a de Cristiano Ronaldo que trocou o Manchester United pelo Real Madrid, por aproximadamente 100 milhões de euros. Quem foi fazer companhia ao português foi Kaká que trocou Itália por Espanha. Ao campeonato italiano, por sua vez, rumou o brasileiro Diego que, depois de grandes temporadas na Alemanha, deciciu trocar o Werder Bremen pela Juventus.

Síntese Futebolística

Depois de uma prolongada ausência, estou de volta e, para compensar os leitores, com uma pequena síntese do final da temporada passada do futebol nacional e internacional.


No campeonato, o FCPorto foi o já então esperado campeão nacional (juntando a isso a Taça de Portugal, arrecadada no Jamor depois de uma vitória por 1-0 frente ao Paços de Ferreira), tendo ficado precedido por Sporting, Vit. Guimarães e Benfica. Deste modo, os "leões" garantiram o apuramento para a 3ª pré-eliminatória da
Champions League, enquanto que os minhotos e os "encarnados", juntamente com Nacional da Madeira, Sp. Braga e P. Ferreira foram apurados para a Europa League (nova Taça UEFA).


No ouro extremo da tabela, os menos afortunados foram o Trofense e o Belenenses. No entanto, e devido a problemas financeiros do Estrela da Amadora, os "azuis do Restelo" tiveram possibilidade de se manter por troca com a equipa da Amadora que, por sua vez, desceu não para a Liga Vitalis, mas sim para a II Divisão.



Por falar em Liga Vitalis, os grandes "vencedores" foram o Olhanense (treinado por Jorge Costa) e a União de Leiria que, deste modo, regressa ao principal campeonato nacional. Por outro lado, o Boavista, o Gondomar e o Vizela desceram à II Divisão, trocando com Carregado, Chaves, Fátima e Penafiel.




Na Europa, a final da Taça UEFA foi disputada a 20 de Maio, em Istambul, por Shakthar Donetsk e Werder Bremen. Na
Champions League, os finalistas foram os suspeitos do costume: Barcelona e Manchester United que, no estádio Olímpico de Roma, se confrontaram a 27 do mesmo mês. No primeiro caso, o troféu foi entregue aos ucranianos do Shakthar, enquanto que o segundo confronto foi vencido pelos espanhóis por 2-0.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Fim de semana em cheio

Sábado foi dia de basquet, para a primeira jornada do Troféu António Pratas o Benfica recebeu o Galitos. O Benfica tomou conta do jogo e ao intervalo ganhava por 48-26. Na 2ª parte a equipa de Barcelos deu alguma luta, mas o Benfica foi superior e ganhou o jogo com uma diferença de 20 pontos (82-62).
Melhor jogador: Nick DeWitz
Já ontem na 2ª jornada o Benfica ganhou ao Física por 77 -89.



Sábado também foi dia de voleibol. A primeira jornada do Campeonato Nacional foi com o Leixões. Se no princípio do jogo era esperado um jogo renhido como na época passada, no final os sets ditaram o contrario. Um jogo só com três sets ganhos pelos encarnados com muita tranquilidade.
Destaque: De volta à equipa encarnada Fábio Jardel mostrou serviço e foi o melhor jogador dos encarnados.
Sets: 25-13/ 25-11/ 25-16

domingo, 27 de setembro de 2009

Boa vitoria na Luz

Para a terceira jornada do Campeonato Nacional de Andebol o Benfica recebeu os açorianos do Sporting da Horta. A equipa da casa tinha muitas baixas para este jogo, mas entraram no jogo dispostos a mostrarem que querem conquistar o título no final da época.
As águias entraram bem no jogo e ao intervalo ganhavam por 6 golos (15-9). Depois do intervalo continuaram com ritmo, garra e força e Nuno Silva (ex-Benfica) pouco pode fazer para travar os golos dos jogadores encarnados.
Destaque para o excelente jogo do jovem João Pais e para o guarda-redes Ricardo Candeias que depois de um jogo mau a semana passada voltou às grandes defesas. Quem também esteve bem na partida foi Luís Nunes (que ocupou a posição habitual de Carlos Carneiro) e o reforço David Tavares.
Final do jogo: 31-24.

domingo, 13 de setembro de 2009

Ontem começou a época nos pavilhões da Luz.

O primeiro jogo da época 2009/2010 foi de futsal, os tri-campeões receberam a Fundação Jorge Antunes. Os encarnados entraram bem na partida e o primeiro golo foi marcado pelo reforço Joel Queiroz. Pouco tempo depois a Fundação empatou a partida mas a partir daí só deu Benfica. A equipa da casa marcaria mais quatro golos e antes do jogo acabar, estando em destaque novamente Joel com a marcação de mais dois golos. A equipa visitante marcou mais dois golos tendo ficado o resultado final em 5-3.

Marcadores:
BENFICA: Joel (3), Rica e Zé Maria
FUNDAÇÃO: Fábio (2) e Miguel Almeida

Quem também começou a época foi a equipa de andebol, os vice-campeões defrontaram o ABC. Em dia de jogo grande os benfiquistas tiveram que lutar muito para conseguir vencer a partida. Os novos reforços mostraram serviço: Ricardo Candeias guardou bem a baliza encarnada, Nuno Roque entrou bem na partida e David Tavares marcou por diversas vezes.
Ao intervalo a equipa da casa ganhava por uma diferença de 5 golos (15-10). A segunda parte foi mais renhida, tendo a partida estado empatada, mas no final quem sorriram foram os encarnados.

Final do jogo:
BENFICA: 27 vs ABC 25

domingo, 31 de maio de 2009

Resultados

A equipa de futsal do Benfica ganhou a Taça de Portugal. Numa partida com o Belenenses,a equipa das aguias derrotou os azuis do Restelo por 4-1.

No Basquetebol a primeira partida da final que opunha Benfica e Ovarense teve como vencedor a equipa das aguias.Num jogo bem disputado as aguias conseguiram ganhar com uma diferença de 16 pontos (77-61).O segundo jogo é na terça-feira e também se realiza na Luz.

Na passada quinta-feira a equipa de andebol do Benfica ganhou ao Porto (23-20),levando assim a partida para o 5º e ultimo jogo da final do Campeonato Nacional de Andebol. Este ultimo jogo irá realizar-se na quarta-feira à noite no Porto.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Final empatada

Depois de ter perdido o primeiro jogo,o Benfica ganhou ontem ao Porto e deste modo empatou a final do Campeonato Nacional de Andebol.

Com a casa cheia para receber os dragões,o Benfica controlou sempre a partida.Mesmo quando esteve a perder por dois pontos (1-3) as aguias nunca deixaram de mandar no jogo.Apesar do dominio encarnado a primeira parte foi muito equilibrada e as equipas sairam para os balnearios empatadas (15-15).

Depois do descanso os campeões nacionais mostram que estavam dispostos a lutar pelo campeonato e a prova disso foi o resultado final.
Final da partida:Benfica 32 vs Porto 27

O 3º jogo será no domingo pelas 16h05 no Dragão Caixa (Porto).

domingo, 17 de maio de 2009

No prolongamento

2º jogo das meias-finais do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Quem esperava um jogo facil como o de sexta à noite enganou-se, a Academica entrou forte e não facilitou a vida aos encarnados. O resultado ao intervalo provava isso (33-39). Com o Benfica a jogar uns furos abaixo do jogo de sexta,a Academica controlou a partida e esteve varias vezes à frente do marcador.Como no final da partida o jogo estava empatado (72-72) foi preciso ir a prolongamento.

Foram precisos 3 prolongamentos (5 minutos cada),para descobrir quem seria o vencedor.Doliboa foi o heroi dos encarnados e o Benfica ganhou o 2º jogo.
Final do jogo: Benfica 105 - Academica 103

EQUIPAS:
BENFICA:Antonio Tavares,Edson Ferreira (*),Sergio Ramos,Diogo Leiria,Diogo Carreira,Miguel Barroca,Miguel Minhava (*),João Santos (*),Elvis Evora (*),Marco Goançalves,Seth Doliboa (*) e Ekjersey Viana.
Treinador:Henrique Vieira


ACADEMICA:Manuel Johnson (*),Nuno Sousa (*),Pedro Rebelo,Bruno Costa,Fernando Sousa (*),Luis Jois,Anthony Williams (*),Diogo Simões,João Moreira e Karlton Mims (*).
Treinador:Norberto Monteiro

sábado, 16 de maio de 2009

Um já tá...

Ontem a equipa de basquetebol do Benfica recebeu a Academica para o 1º jogo das meias-finais do Campeonato Nacional. Apesar de os visitantes terem sido os primeiros a marcar,o Benfica teve sempre controlo do jogo e foi para os balnearios a ganhar (40-33).
Na segunda parte o Benfica continuo a dominar a partida e ganhou o jogo por 78-54.


BENFICA:Antonio Tavares,Diogo Leiria,Sergio Ramos,João Santos,Diogo Carreira, Miguel Barroca,Miguel Minhava,Elvis Evora,Marco Gonçalves,Seth Doliboa,Ekjersey Viana e Edson Ferreira.
TREINADOR:Henrique Vieira


ACADEMICA:Manuel Johnson,Nuno Sousa,Pedro Rebelo,Bruno Costa,Fernando Sousa,Luis Jois,Anthony Williams,Diogo Simões,João Moreira e Karlton Mims.
Treinador:Norberto Monteiro

O resultado da outra meia-final foi CAB 75-89 Ovarense.

Na final

(5ª feira, 14 de Maio de 2009)

Depois de ter perdido o 2º jogo no domingo passado no Areeiro o Benfica recebeu e ganhou ao Sporting no 3º jogo das meias-finais do Campeonato Nacional de Andebol.
Com a casa cheia os campeões aproveitaram o apoio e foram os primeiros a marcar.Ao intervalo as aguias ganhavam apenas por um ponto (14-13).Depois do intervalo o jogo continuou renhido tendo a equipa visitante passado para a frente do marcador (com dois pontos de diferença).A 4 segundos do fim o Sporting ganhava por 24-23,mas eis que Zaikin marcou e assim levou o jogo para prolongamento.
No prolongamento quem mandou foi o Benfica e assim as aguias ganharam por 28-25.
O outro finalista é o FCPorto e o primeiro jogo é já amanha pelas 16h05 com transmissão na Sport tv.

BENFICA: Edgar Madureira, João Lopes, Georgy Zaikin, Cláudio Pedroso, Nikola Miricki, João Ferreirinho (g.r.), Luís Gomes, Luís Nunes, Nuno Silva (g.r), Carlos Carneiro, Rui Silva, João Antunes e Pedro Jerónimo.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Final Mais Esperada!


A Liga dos Campeões, versão 2008/2009, chega ao fim este mês de Maio com uma das finais mais esperadas da temporada.

Depois da eliminação de equipas como o FCPorto e o Bayern de Munique nos quartos-de-final, as meias-finais ficaram marcadas pela presença (mais uma vez) de três equipas inglesas (Manchester United, Chelsea e Arsenal) e o Barcelona.

A equipa de Cristiano Ronaldo defrontou os eternos rivais do Arsenal, vencendo a 1ª mão por 1-0, com um golo de O’Shea. No outro jogo, disputado em Camp Nou, o nulo ilustrou o resultado final, numa partida em que apenas o Barcelona jogou para vencer, sendo Petr Cech um dos melhores jogadores em campo.

A 2ª mão disputou-se na passada semana. Na terça-feira, o Manchester United deslocou-se ao Emirates (Estádio do Arsenal), para um jogo que se esperava muito disputado. No entanto, ao minuto 8, Ji-Sung Park marcou o primeiro golo da partida, aumentando a vantagem na eliminatória, numa boa resposta a um cruzamento de Cristiano Ronaldo. Três minutos volvidos e o português colocou um freio nos objectivos arsenalistas, ao executar de forma exemplar um livre-directo a 40 metros da baliza. Já na segunda metade da partida, CR7 colocou um ponto final no resultado e nas aspirações do Arsenal que, apesar do golo de Van Persie, não teve capacidade para destronar o actual campeão europeu.

Com um resultado de 3-1, os pupilos de Sir Alex Ferguson chegaram à final e, na noite anterior, assistiram ao jogo do qual saiu o seu adversário: Chelsea – Barcelona. Se na 1ª mão o Barcelona foi a única equipa que pareceu ter jogado para vencer, no segundo encontro as coisas correram de forma muito diferente. Apesar de os espanhóis terminarem a partida com maior posse de bola, a verdade é que foram os londrinos que melhor jogaram. Essien colocou a equipa em vantagem logo aos 9’ e o Chelsea teve ainda muitas outras oportunidades. Muitas delas foram goradas pelo árbitro Tom Henning Ovrebo que não teve uma actuação digna do jogo que era. Com vários erros para ambos os lados, a equipa inglesa foi a mais prejudicada com alguns lances duvidosos na área do Barcelona. No entanto, os espanhóis se podem queixar da arbitragem, pois viram Abidal ser expulso devido a mais um erro do norueguês. Já em tempo de descontos, e com o Chelsea a tentar defender o resultado escasso, Iniesta rematou de fora da área (o primeiro remate catalão à baliza) e empatou o jogo, colocando assim o Barcelona na final.

A grande decisão será disputada em Roma, no próximo dia 27, com o tão esperado confronto Barcelona – Manchester United e a confirmação de quem é realmente o melhor jogador do mundo: Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Jogo vergonhoso

No segundo jogo dos quartos de final do play-off de basquetebol,os protagonistas foram os arbitros.Desde tentativas de agressões por parte de jogadores do FCP a atrapalharem o jogo dos encarnados os senhores do apito fizeram de tudo.Quanto ao jogo o Benfica entrou melhor na partida e saiu para os balnearios a ganhar por 6 pontos (29-23). Na segunda parte do jogo a dualidade de criterios da tripla de arbitragem continuou,tendo o Benfica sido gravemente prejudicado e perdido por apenas 4 pontos (54-58).

Mais uma nota negativa,mais uma vez houve uma carga excessiva sobre os adeptos do Benfica protagonizada pela PSP já à saída do pavilhão.

EQUIPAS:
BENFICA:Antonio Tavares,Diogo Leiria,Sergio Ramos(*),João Santos,Diogo Carreira, Miguel Barroca,Miguel Minhava(*),Ben Reed(*),Elvis Evora(*),Marco Gonçalves,Seth Doliboa(*) e Ekjersey Viana.
TREINADOR:Henrique Vieira

PORTO:Daniel Monteiro,Kevin Martin(*),Fabio Fernandes,Christian Burns(*),Paulo Diamantino,João Diamantino,Paulo Cunha(*),André Bessa,João Figueiredo(*),José Almeida,Marcus Watts(*) e Pedro Catarino.
TREINADOR:Júlio de Matos

sábado, 2 de maio de 2009

E mais uma vitoria!

Primeiro jogo dos quartos de final do play-off,primeira vitoria do Benfica.

Esta tarde disputou-se mais um jogo entre o Benfica e o Porto.O Benfica manteve sempre o controlo do jogo e saiu para os balnearios a ganhar por 10 pontos (39-29). Depois do intervalo,as aguias continuaram na frente e ganharam mais um jogo com muita tranquilidade.
Final do jogo:83-64

Nota para os jogadores de andebol e de futsal do Benfica que estavam no Pavilhão a apoiar os colegas.

EQUIPAS:
BENFICA:Antonio Tavares,Diogo Leiria,Sergio Ramos(*),João Santos,Diogo Carreira, Miguel Barroca,Miguel Minhava(*),Ben Reed(*),Elvis Evora(*),Marco Gonçalves,Seth Doliboa(*) e Ekjersey Viana.
TREINADOR:Henrique Vieira

PORTO:Daniel Monteiro,Kevin Martin(*),Fabio Fernandes,Christian Burns(*),Paulo Diamantino,João Diamantino,Paulo Cunha(*),André Bessa,João Figueiredo(*),José Almeida,Marcus Watts(*) e Pedro Catarino.
TREINADOR:Júlio de Matos

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Mais uma vitoria!

Na penultima jornada do Campeonato Nacional de Futsal o Benfica recebeu o Tires.O primeiro golo foi de Pedrinho logo nos primeiros minutos. O jogo foi dominado pelo Benfica do principio ao fim e ao intervalo a equipa da casa ganhava por 5-0. A segunda parte ficou marcada pela expulsão de dois jogadores do Tires:Machado e Bruno Pires ( o segundo com um cartão vermelho directo).No final do jogo o placar marcava Benfica 8 - Tires 0.

Golos:Pedrinho(2),Zé Maria,Ricardinho(2),César Paulo(2) e Costinha.

Equipas:
BENFICA:Bebé(g.r.),Rogério Vilela,Pedro Costa,Arnaldo Pereira,Zé Maria, Pedrinho,Ricardinho,César Paulo,David,Anilton,João Marçal e Zé Carlos(g.r.).
TREINADOR:André Lima


TIRES:Gonçalo(g.r.),Reis,Bruno Pires,Darío,Bruninho,Rodrigo,David,Farias(g.r), Machado,Jota,Rui Quintas e Serra.
TREINADOR:André Guimarães

segunda-feira, 27 de abril de 2009

NAS MEIAS-FINAIS

Com uma vitória suada e muito sofrimento o Benfica conseguiu ganhar o 3º jogo ao São Bernardo e garantir o seu lugar nas meias-finais do Campeonato Nacional.

Num jogo muito duro e muito agressivo por parte da equipa visitante, o Benfica viu-se grego para alcançar uma vitória. Nenhuma das equipas conseguiu destacar-se no marcador, prova disso é que ao intervalo o Benfica só ganhava por uma diferença de 3 pontos (11-8).
Depois do intervalo pouco mudou, a equipa do Benfica continuava a lutar pela vitória e a equipa do São Bernardo continuava com pouco fair-play e com um jogo violento. Antes do jogo acabar o nº 18 das águias (Carlos Carneiro) sairia de maca, pensou-se o pior no pavilhão, mas felizmente tudo não passou de uma grande susto.
O pouco público presente no pavilhão conseguiu tornar os últimos minutos insuportáveis para a equipa visitante, chegando a criar o mítico Inferno da Luz e ajudando assim os Campeões Nacionais a carimbarem o seu lugar nas meias-finais.
Final do jogo: 24-18


Jogos das meias-finais:
Benfica – Sporting
Porto – Madeira SAD

(Domingo, 26 de Abril de 09)

BENFICA TERMINA FASE REGULAR INVICTO

Em dia de Liberdade, casa cheia para ver mais uma vitória do Benfica.

Este sábado disputou-se a ultima jornada da fase regular de Basquetebol. Para o Benfica qualquer resultado servia pois o 1º lugar já estava garantido. Mas um derby é sempre um derby e o Benfica quis ganhar mais uma vez ao Porto.
As águias controlaram o jogo e foram para os balneários a ganhar por 41-27.
Na segunda parte os portistas deram mais luta, mas o Benfica queria finalizar a fase regular invicto, por isso mostraram a sua superioridade e no final saíram mais uma vez vencedores.
Final do jogo: 81-76

Equipas:
Benfica: António Tavares, Diogo Leiria, Sérgio Ramos (*), Diogo Carreira; Miguel Barroca, Miguel Minhava (*), Ben Reed (*), Elvis Évora (*), Marco Gonçalves, Seth Doliboa (*) e Ekjersey Viana.
Treinador: Henrique Vieira


Porto: André Bessa, Kevin Martin (*), Fábio Fernandes, Christian Burns (*), Paulo Diamantino, João Diamantino, Paulo Cunha (*), João Gaspar, João Figueiredo (*), José Almeida, Marcus Watts (*) e Pedro Catarino.
Treinador: Júlio de Matos

domingo, 19 de abril de 2009

Sabado Feliz!

Mais uma jornada do Campeonato Nacional de Futsal mais uma vitoria do Benfica.A equipa do Alpendorada viajou até Lisboa e saíu derrotada por 5-1. O primeiro golo foi para a equipa da casa por intermedio de Pedrinho,pouco depois Emerson empatou a partida.Ricardinho marcaria o segundo antes do intervalo. Na segunda parte e a perder por 2-1 a equipa visitante arriscou e colocou V. Amorim a jogar como guarda-redes avançado,sofrendo assim mais dois golos (Arnaldo e Ricardinho).Antes da partida acabar Arnaldo bisou no jogo.

Em casa também jogou o andebol no primeiro jogo dos quartos-de-final ( Campeonato Nacional) frente ao São Bernardo.A equipa da Luz teve sempre o controlo do jogo,saindo ao intervalo a ganhar 18-11. Na segunda parte os Campeões Nacionais mantiveram o ritmo e a vitoria seria deles com uma diferença de 14 golos.
Fim do jogo:37-23
O jogo fica marcado pela expulsão do treinador da equipa visitante e pela exaltação de adeptos benfiquistas que trocaram palavras com o treinador adversario.


Outros resultados:
Leixões 1 vs Benfica 3(volei-2º jogo para o 3º/4º lugar)
(Uma vez que o Benfica ganhou dois jogos ficou classificado em 3º lugar e o Leixões em 4º)

Ovarense 59 vs Benfica 76 (Basquetebol)

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sexta-feira Santa na Luz

Com um pé no pódio. Esta tarde a equipa de voleibol do Benfica recebeu e ganhou à equipa do Leixões por 3-1 no primeiro jogo para o 3º/4º lugar do Campeonato Nacional.
O primeiro set foi bem disputado e acabou por ser ganhe pela equipa visitante. No segundo set (também ele bastante renhido) a equipa da casa mostrou que não queria deixar fugir a luta pelo 3º lugar. Com a vitória no segundo set o Benfica mostrou que não queria brincar e ganharam o 3º e 4º set com muita tranquilidade.
Sets: 21-25/25-21/25-12 e 25-14


E o recorde é deles. Com a vitória de hoje sobre o Queluz a equipa do Benfica passou a ser o novo detentor de vitórias seguidas no Campeonato Nacional (28). [O antigo detentor era o Queluz] . O Benfica esteve sempre na frente do marcador e ao intervalo já ganhava por 48-23. Depois do intervalo a equipa da Luz continuou cheia de garra e ganhou o seu 28º jogo por uns expressivos 88-55.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Volei

Ainda não foi desta que o Benfica alcançou a final do Campeonato Nacional de voleibol. Depois de terem perdido o primeiro jogo das meias-finais a equipa da Luz recebeu ontem o Espinho para mais um jogo.
O primeiro set começou bem para os encarnados, mas o Espinho conseguiu dar a volta e ganhou. O segundo set foi ganho com facilidade pelo Espinho. O terceiro set foi impróprio para cardíacos, com o pavilhão da Luz (bem composto) a vir a rubro com a vitoria da sua equipa, num set bastante disputado o vencedor teve sempre incerto.Com o jogo a 1-2 haveria lugar para um 4º e ultimo set q seria ganhe pela equipa visitante.
Marcha: 26-28/19-25/31-29 e 16-25


Resta agora aos amantes desta modalidade esperar para saber quem vai ser o novo Campeão Nacional: Espinho ou Guimarães?

sábado, 28 de março de 2009

Só dá vitórias!!

A tarde de sábado começou com um jogo de futsal, o Benfica recebeu a equipa da Fundação Jorge Antunes. Esperava-se um jogo equilibrado, mas bem cedo a equipa da casa mostrou que mandava no jogo. O primeiro golo foi de Ricardinho, pouco depois Costinha marcaria o segundo para as “águias”. A primeira parte não acabaria sem um (grande) golo de Pedrinho e Costinha ainda teve tempo para marcar novamente. Antes do intervalo Gabri reduziu a diferença.
Ao intervalo: Benfica 4 vs Fundação 1
A segunda parte começou com outro golo de Ricardinho, Zé Maria marcou para os encarnados e Marinho marcou um golaço. Com os encarnados a ganharem por 6-2 o treinador adversário arriscou e colocou um jogador como guarda-redes avançado, de nada serviu esta estratégia os encarnados marcariam outra vez desta vez por Rogério Vilela, antes do jogo acabar houve tempo para mais um golo da Fundação pelo seu jogador Tiago.


Seguiu-se um jogo de basquetebol como não se via há algum tempo na Luz. O Benfica teve dificuldades para levar de vencida o Vagos. Num jogo emocionante do principio ao fim da partida, a equipa da casa entrou a perder e ao intervalo ganhava apenas por 6 pontos de diferença (47-41).
Na segunda parte os encarnados entraram com força e acordaram o publico presente no pavilhão. Com Doliboa e João Santos a marcarem triplos, os encarnados foram ganhando distância no marcador. Mas a equipa do Vagos não facilitou a “vida” à equipa do Benfica e o jogo terminaria com a vitória do Benfica apenas por 4 pontos.
Final do jogo: 91-87
Melhor jogador em campo: João Santos



Outro resultado:
Académica de Espinho 2 vs Benfica 3 (hóquei em patins Taça de Portugal)

sexta-feira, 27 de março de 2009

Carlsberg Cup

No passado dia 21, a segunda edição da Taça da Liga chegou ao seu final, num jogo que opôs os dois “grandes” de Lisboa.
Com caminhadas muito semelhantes, Benfica e Sporting chegaram à final da edição 2008-2009 da mais recente competição nacional (nas meias-finais, os “leões” derrotaram o FCPorto por 4-1, e os encarnados eliminaram o Vit. Guimarães por 2-1), reeditando assim o derby mais esperado do futebol português.
Antes do início do jogo, tudo preparado para o grande espectáculo de futebol que se esperava: uma grande transmissão televisiva (da SIC), com todas as incidências que antecederam a partida; um público entusiasta que apareceu em massa, enchendo o Estádio do Algarve, apoiando as suas equipas, mas sempre com fair-play; e, claro, duas grandes equipas do futebol português defrontando-se e lutando pela conquista de um dos títulos em disputa nesta temporada. No entanto, como em muitos outros confrontos entre estes dois clubes, desta vez a polémica acabou por tomar conta das incidências.
Com um relvado pouco propício à técnica, os jogadores de ambas as equipas tentaram contornar esse problema. Numa primeira parte equilibrada, a primeira ocasião de golo pertenceu a Nuno Gomes que, na cara de Tiago, não foi capaz de melhor do que um passe para o guarda-redes leonino. Logo depois, o Sporting também teve uma boa oportunidade, com Liedson a conseguir ultrapassar Quim, mas David Luiz desviou a bola sobre a linha de baliza. O intervalo chegou com o zero-a-zero no marcador e com uma amostra do que se poderia esperar para a segunda metade do jogo.
Logo no início do segundo tempo (3’), uma bola ao poste, por Liedson, permitiu a recarga a Bruno Pereirinha, que colocou, assim, o Sporting no bom caminho para a conquista da taça. O Benfica tentou responder, mas não conseguiu fazê-lo da melhor forma. Quique Flores fez então uso das suas substituições, na tentativa de refrescar o ataque encarnado. A entrada de Di Maria trouxe realmente um pouco mais de velocidade à partida e foi com uma jogada sua que a polémica começou. Num lance individual, o jogador argentino conseguiu entrar na área sportinguista, mas a bola foi desviada por Pedro Silva.
Porquê a polémica? Lucílio Baptista decidiu tratar-se de um desvio com o braço e, consequentemente, marcou grande penalidade. Pedro Silva, que já antes vira cartão amarelo, foi expulso e Reyes converteu o penalty que empatou o jogo. A partir daí, os ânimos aqueceram e alguns jogadores pareceram jogar de cabeça perdida.
Deste modo, o encontro terminou empatado a uma bola e o vencedor foi decidido através da marcação das grandes penalidades. Nestas, o herói foi Quim, que defendeu três castigos máximos e levou a taça para a vitrina encarnada.
Mas nem só do vencedor se fala! Se a marcação de uma grande penalidade é sempre alvo de contestação, neste jogo isso não podia ser diferente: por um lado, porque o resultado da mesma foi a mudança do rumo dos acontecimentos; por outro, este foi claramente um chamado “penalty fantasma”. Pedro Silva não desviou a bola com a mão, mas sim com o peito! O árbitro de Setúbal transformou-se, assim, na figura-maior da final da Taça da Liga, numa situação que, cinco dias depois, ainda faz correr muita tinta.
Os sportinguistas sentem-se injustiçados. Os benfiquistas defendem que também já perderam muitos jogos importantes devido a erros de Lucílio Baptista. Mas, afinal, quem tem razão? A verdade é que, com ou sem razão, o futebol em si deixou de estar em primeiro plano. Será isso o que de mais “podre” existe no futebol português?

domingo, 15 de março de 2009

Invictos

A equipa de basquetebol do Benfica continua invicta no Campeonato Nacional.A Academica de Coimbra, que viajou até Lisboa para mais uma jornada,entrou melhor na partida mas os encarnados conseguiram ter sempre o controlo do jogo e no final sairam vencedores.
Final do jogo:89-60



Outros resultados:
Benfica 7-Candelaria 0 (hoquei em patins-1º jogo do playoff)
Guimarães 3-Benfica 2 (voleibol/taça de portugal)
Maritimo 25-Benfica 29 (andebol/taça presidente)

105ª aniversario

Como é do conhecimento geral o Sport Lisboa e Benfica comerou o seu 105º aniversario no passado dia 28 de Fevereiro. Os socios benfiquistas foram convidados a votar através do site oficial (www.slbenfica.pt) e também através do telefone em diversas categorias para premiar os seus atletas.
Aqui ficam os resultados:

Formação
Basquetebol

Projecto do ano
Benfica Tv

Atleta de Alta Competição
Nelson Évora (atletismo)

Treinador do Ano
João Ganço (atletismo)

Inovação
Laboratório de Optimização do Rendimento Desportivo

Modalidade
Andebol

Revelação
Miguel Vítor (futebol)

Futebolista
Katsouranis

quarta-feira, 4 de março de 2009

Pasteis?Comam vocês!!


Na penultima jornada do Campeonato Nacional de Andebol o Benfica visitou o Belenenses. Os campeões nacionais tinham que conquistar pontos para acabarem a fase regular na segunda posição. A equipa da Luz começou melhor a partida, mas ao longo dos 30mnt o Belenenses foi recuperando e chegou ao intervalo a ganhar por 18-17. Nos primeiros 10 mnt da segunda parte a equipa da casa chegou a ter 4 golos de vantagem sobre os encarnados. Foi aqui que a enorme mancha vermelha que invadiu o Restelo entrou em jogo. Com a ajuda da claque organizada os jogadores do Benfica ganharam forças e recuperaram da desvantagem. No final do jogo a vitoria foi para os encarnados (31-32).

Com esta vitoria os encarnados asseguraram o 2ª lugar na fase regular. Na proxima jornada a equipa campeã folga do campeonato,mas irá disputar mais uma eliminatoria da Taça de Portugal frente ao São Paio de Oleiros.



Outros resultados:

Benfica 9 - Instituto D. JoãoV 1 (futsal)
Juventude Viana 3 - Benfica 1 (hoquei em patins)
Benfica 127 - Atlético 70 (basquetebol)
Benfica 3 - Fonte Bastardo 2 (volei-1º jogo dos play-offs)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Em frente na Taça...

Ontem foi dia de Taça na Luz, o primeiro jogo da tarde foi de andebol com a equipa da casa a receber os madeirenses do Marítimo. A equipa visitante entrou melhor na partida tendo sido a primeira a marcar. Ao longo da primeira parte os encarnados melhoraram a sua exibição tendo saído para o intervalo a ganhar (16-15). Depois do intervalo os campeões nacionais decidiram mostrar que não queriam “brincar” e distanciaram-se no marcador ganhando a partida por um diferencial de 6 pontos. Deste modo os encarnados seguem em frente na Taça de Portugal.
Final do jogo: Benfica 33 – Marítimo 27
Equipas:
MARÍTIMO: Jorge Ladeira, João Teixeira, José Azevedo, João Mendes, José Santos, Hugo Perneta, Paulo Freitas, Duarte Andrade, António Franco, Gonçalo Sousa, Marco Freitas e Paulo Moura.
BENFICA: Edgar Madureira, João Lopes, Georgy Zaikin, Cláudio Pedroso, Nikola Miricki, João Ferreirinho (g.r.), Luís Gomes, Luís Nunes, Nuno Silva (g.r), Carlos Carneiro, Rui Silva, João Antunes e Pedro Jerónimo.



No segundo jogo o voleibol do Benfica voltou a receber a equipa do Marítimo. Num jogo mais fácil que o do fim-de-semana anterior, desta vez só foi preciso 3 sets para o Benfica derrotar os madeirenses. O primeiro set foi vencido com relativa facilidade (25-17), já o segundo trouxe mais emoção à partida e o vencedor foi incerto até ao fim (25-22). O terceiro e ultimo set foi mais uma vez “fácil” tendo sido ganhe por 25-16. Com esta vitória o Benfica está apurado para as meias-finais da Taça de Portugal.
EQUIPAS:
MARÍTIMO: Hélder Vasconcelos (capitão *), Valter Ornelas (*), Rui Caldas, Jonatas Nascimento, João Gouveia, Gilklem Rosa (*), Nuno Gouveia, Hugo Faria (*), José Vieira (*), Márcio Pires (*) e Jorge Morais (libero *).
BENFICA: Luís Samuels (*), João Magalhães, Rui Guedes, Paulo Muñoz (libero *), Paulo Renan (*), Pedro Fiúza (capitão *), Ivan Walter (*), Carlos Fidalgo (*), Pedro Lagoá, Roberto Purificação (*), Valdir Reis e Reidel Alfonso.


* Equipas iniciais

Agradecimentos ao Sr. Vasco pelo nome dos atletas do Marítimo.


Outros resultados:
Freixieiro 6 – Benfica 1 (futsal)
Barreirense 75 – Benfica 92 (basquetebol)

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Duas vitorias!!

Foi um sabado bem passado na Luz. No primeiro jogo da tarde a equipa de hoquei do Benfica recebeu o Braga. A primeira parte não teve muita emoção, apenas um golo para os encarnados por Ricardo Pereira. O descanso fez bem às aguia, Diogo Rafael bisou na partida com dois golos potentes, pouco depois Ricardo Pereira (também)bisava. A equipa visitante ainda teve tempo para marcar por A.Centeno. A acabar a partida Tó Silva fez o 5º para os encarnados.
Resultado: 5-1


O volei também jogou em casa, desta vez com o Machico. No ultimo jogo da fase regular as aguias ganharam aos madeirenses por 3-0. Os dois primeiros sets foram ganhos com alguma tranquilidade (ambos por 25-17). Só o 3º causou alguma emoção no pavilhão, pois o vencedor teve incerto até ao final (31-29).

Amanha é dia de Taça de Portugal na Luz, o volei volta a jogar mas com o Maritimo e o andebol recebe (também) o Maritimo.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Modalidades

O dia dos namorados foi dia de jogos na Luz. Logo pelas 15h mais um jogo de futsal entre o Benfica e o SL Olivais. Num jogo com 10 golos houve jogo até ao fim. O primeiro golo foi para os da casa por intermédio de Pedrinho, pouco depois Pires empatou para o Olivais. O 2º golo benfiquista surgiria através de um auto-golo de um adversário. Depois do intervalo Pedrinho bisava na partida e o capitão Pedro Costa marcava pouco depois. A ganhar 4-1 o Benfica tinha o jogo controlado e nem mesmo o golo de Farinha fez os encarnados vacilar, Zé Maria marcaria mais um para os encarnados. Kiko ainda teve tempo para marcar um 3º golo, mas o Olivais arriscou e colocou um jogador com a posição sofrendo assim mais 2 golos (Ricardinho e Zé Maria).
Final do jogo: 7-3

Mais um jogo de voleibol…mais uma vitoria encarnada. A equipa do Marítimo viajou até Lisboa, para mais uma emocionante partida de voleibol. Num jogo nada fácil disputado em 5 sets a primeira “vitória” foi para a equipa visitante. Os quatro sets seguintes seriam ganhes pelos encarnados mas sempre com a incerteza do vencedor até ao fim.
Marcha dos sets: 24-26/25-20/25-18/23-25 e 15-13

O último jogo do dia seria bastante polémico. A equipa de andebol do Benfica recebeu a Madeira SAD num jogo onde a dupla de arbitragem decidiu ser os protagonistas do jogo. Era importante a vitória dos encarnados neste jogo para aproveitarem o empate do ABC com o São Bernardo.
Tudo começou logo no princípio do jogo com um cartão amarelo mostrado a Carlos Carneiro (sem motivo nenhum), a partir foi um descalabro com a dupla de arbitragem a “amarelar” a equipa encarnada por tudo e por nada, com exclusões de 2mnt frequentes. Mas, a equipa de arbitragem parecia “cega” às faltas constantes da equipa visitante e o frequente jogo passivo que esta efectuava.
O mais grave surgiu no final do jogo com o treinador adversário a dar uma palmada na mesa, foi bem visível para todos os espectadores que a vontade deste “senhor” era agredir um dos responsáveis da mesa. Um dos árbitros da partida deu-lhe ordem de expulsão, ordem que não foi cumprida continuando a dar instruções aos seus jogadores. Quando finalmente saiu do recinto de jogo, a dupla de arbitragem entrou novamente na partida e inventou uma falta que originou um livre de nove metros (livre esse que foi repetido, tendo a equipa visitante empatado a partida 31-31).

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Vitorioso

A tarde de sabado começou com um jogo de basquetebol entre o Benfica e o Guimarães.A primeira parte foi bastante renhida tento a equipa da casa saido para o intervalo a ganhar por apenas um ponto (35-34). Depois do intervalo os da casa conseguiram "descolar-se" do adversario e começaram a distanciar-se do marcador.No final do jogo mais uma vitoria do Benfica(77-66).Os encarnados mantém-se invictos.
Quem também obteve mais uma vitoria foi a equipa de hoquei em patins do Benfica.Desta vez o Cambra deslocou-se à Luz para ser derrotado por 5-1.A equipa da casa entrou a ganhar e conseguiu controlar o jogo até ao final.
Marcadores:Valter,Tó Silva,Victor Hugo,Diogo Rafael e Ricardo Pereira(Benfica) e Rui Fernandes(Cambra).



Outros resultados:
São Bernardo 29 vs Benfica 32 (andebol)
Castelo da Maia 1 vs Benfica 3 (voleibol)

sábado, 31 de janeiro de 2009

Sabado Vitorioso

Dia cheio na Luz pelas 15h disputou-se mais uma eliminatoria da Taça de Portugal de Futsal o Benfica recebeu e venceu a Fundação Jorge Antunes por 3-2.Logo no 1º minuto a equipa visitante marcou por Mide ( que seria expulso ainda no decorrer da 1ª parte),Pedrinho empatou para os encarnados através de uma grande penalidade.Depois do intervalo Ricardinho e Rogerio marcariam pelas aguias e Eskerda pela equipa de Vizela.Com esta vitoria o Benfica está nos quartos-de-final da Taça de Portugal.
Pelas 16h começava mais um jogo do Campeonato Nacional de Basquetebol,a equipa do Sangalhos visitou a Luz.Este jogo serviu de estreia para Élvis Évora,uma optima estreia pois este jogador marcou o ponto nº100.Ao intervalo a equipa da Luz já ganhava por 58-23, depois do descanso a equipa da Luz continuou a demonstrar a sua superioridade e ganhou o jogo por 105-57.
E às 18h30 foi a vez do Andebol. Mais uma jornada do Campeonato Nacional...mais uma vitoria do Benfica.O Aguas Santas visitou Lisboa e saiu derrotado por 39-31.O clube das àguias esteve sempre à frente do marcador (ao intervalo já ganhava por 18-12), mostrando assim porque são os campeões nacionais. Um jogo muito polémico com 4 explusões (uma para os encarnados e três para a equipa visitante),com uma dupla de arbitragem nervosa a marcar exclusões por tudo e por nada.
E por ultimo às 19h foi a vez do hoquei receber e ganhar o Carvalhos por 10-0.A equipa da Luz parece ter recuperado o rumo das vitorias após ter à duas semanas ganhado à equipa do Porto por 4-2.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Entrevista de TIC I a Diana Tavares

Nas seguintes linhas, Diana Tavares, estudante de Ciências da Cultura, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dá-nos a conhecer a sua experiência no mundo universitário. Divertida, mostra-nos o seu ponto de vista em vários aspectos, entre os quais as praxes e os benefícios dos estágios.

Há quanto tempo começou a tua aventura universitária?

Diana Tavares (DT) – Começou em Setembro de 2005, há três anos, mais ou menos.

Entraste no curso de Ciências da Cultura através de mudança de curso, vinda de uma área diferente. Quais as principais diferenças?

DT – (risos) Bem… Diferenças… A começar pelos cursos que só têm em comum a cadeira de inglês, ao facto de ter estudado num politécnico ligado a gestão e engenharia, às condições de cada uma das instituições sendo que a ESTG (onde estudei Gestão de Empresas) tinha mais ou menos quinze anos e a Faculdade de Letras é já secular. É também muito diferente o ambiente visto que estava em Leiria e agora estou na Capital, com todos os seus benefícios e problemas.

Com toda a contestação que existe em relação às praxes, achas que esse é um bom método para a integração dos novos alunos?

DT – Sem dúvida, desde que as praxes sejam bem organizadas e não haja abuso de poder. Na minha experiência as praxes foram muito benéficas porque ajudaram-me a estabelecer contacto com as pessoas e a criar espírito de grupo. Quando é difícil dar este primeiro passo, como eu acho que é, as praxes ajudam imenso. Contudo é necessário conquistar o respeito dos caloiros não pela força mas pelo carisma. Por exemplo, em Leiria onde a praxe é sem dúvida mais dura do que em Lisboa não existe MATA nem movimentos anti-praxe. Quem não quer não participa, mas posso dizer que praticamente 90% dos caloiros que são praxados acabam por trajar, e estamos a falar de pessoas que foram “obrigadas” a estarem presentes às 9h da manhã para serem praxados, mas que regressam todos os dias porque conseguem ver o esforço dos doutores e veteranos em preparar tudo… Inclusivamente estar presente desde as 8h30 da manhã para receber os caloiros.

A nível de futuro consideras o estágio importante para o início no mundo do trabalho?

DT – Sim, considero que nos dá uma noção de como será o nosso dia-a-dia se trabalharmos naquela área e acima de tudo, com sorte, será uma oportunidade para vermos de que forma o que aprendemos é útil e necessário…. Basicamente é passar à prática e aprender tudo aquilo que não é possível aprender na faculdade.

Para terminar, que conselho darias a alguém que tencione ingressar no mundo universitário?

DT – Primeiro que tudo, que se prepare para sofrer uma mudança por vezes radical na sua vida e que esteja disposto a aceitá-la. A universidade dá-nos a oportunidade de conhecermos o mundo, de expandir os nossos horizontes e sermos capazes de pensar por nós em vez de nos guiarmos sempre por alguém. Acho que é essa a diferença entre um adolescente que entra e um adulto que sai, não é só novos conhecimentos numa área, mas experiência de vida e abertura de horizontes. De resto, que tente ser curioso e aprender, mas nunca deixe de ter tempo para jogar uma partida de sueca ou matraquilhos com os amigos enquanto bebe uma mini. (risos)

Pedido de desculpas

Sim, tudo bem! Isto é um blog de desporto, mas preciso dele para a publicação de uma entrevista a uma colega de curso, no âmbito de uma cadeira do mesmo.

Prometo actualizações desportivas para breve.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Sabado não




Pelas 15h o Bi-Campeão Nacional de Futsal recebeu o Sporting (o 7º classificado).A equipa verde entrou melhor em jogo e ao intervalo ganhava por 0-2.Depois do intervalo os encarnados entraram melhor na partida e igualaram o marcador.A meio da segunda parte o Benfica passou para a frente do marcador,mas a 5 minutos do final o Sporting voltou a marcar.
Final do jogo 3-3
Marcadores: João Matos,Zézito,PEDRO COSTA,ZÉ MARIA,PEDRO COSTA e Alex


3 horas depois era a vez do voleibol receber o Guimarães (Campeão Nacional). O favoritismo ia todo para a equipa visitante,não só porque o Guimarães é o Campeão em titulo,mas também porque a equipa do Benfica é nova.Mas para o bem de um classico do voleibol a equipa da casa conseguiu fazer frente ao todo poderoso Guimarães o que levou a que o jogo tivesse 5 sets. Dentro destes sets destaque para o segundo que levou o pavilhão ao rubro,pois até ao final era incerto saber quem o ia ganhar e para o 3º que a equipa da casa ganhou com relativa facilidade.
Final do jogo:2-3
Sets: 21-25/27-25/25-17/22-25 e 11-15

sábado, 17 de janeiro de 2009

Mais uma...


E foi dia de mais um jogo de volei na Luz.Enquanto que no Estadio se jogava mais uma partida para a Taça da Liga no Pavilhão ocorreu mais um jogo para o Campeonato Nacional de voleibol.
O Benfica recebeu e venceu a equipa do Leixões.A partida começou bem para a equipa da casa,sendo dos encarnados o 1º set.O 2º set foi mais renhido e a equipa do Leixões fez "gostinho aos dedos" e empatou a partida.Um 3º set também bastante renhido mas, desta vez quem ganhou foi o Benfica.Com a partida a 2-1 havia que disputar um 4º set, e este foi outra vez dos encarnados.
Final do jogo: 3-1 (25-19/22-25/25-21 e 25-15)


Outros resultados:
Ginasio 68 vs Benfica 91 (basquetebol)
Mogadouro 5 vs Benfica 5 (futsal)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Andebol em grande


Com o campeonato nacional parado ontem (domingo,11 de Janeiro)disputou-se a Taça Presidente onde o Benfica recebeu e venceu o Ginásio Sto. Tirso 37-29.
Na primeira parte a equipa visitante mostrou que sabia jogar andebol tendo estado mesmo à frente do marcador,mas ao intervalo a equipa da casa ganhava por 19-17.
Depois do intervalo a superioridade do Benfica veio ao de cima e o treinador José Antonio Silva deu oportunidade aos Juniores (Vasco Veríssimo,Tiago Santos e Diogo Nunes) de mostrarem que também tem lugar na equipa principal.
De realçar que o Benfica é o actual detentor da Taça Presidente.

sábado, 10 de janeiro de 2009



Este sabado voltaram os jogos à Luz.O Pavilhão Imperio Bonança recebeu mais um jogo de volei, desta vez entre o Benfica e o Esmoriz.O primeiro set foi muito renhido,tento sido vencido pela equipa da casa.A equipa do Esmoriz conseguiu ganhar o segundo set,o que fez com que este encontro tivesse mais dois sets.Mas,a sorte estava do lado dos encarnados que ganharam ambos os sets.No final do jogo o placar anunciava 3-1 para os encarnados. (25-22/17-25/25-15 e 25-19)

Outros resultados:
Sassoeiros (1) vs Benfica(4) - futsal
Illiabum (71) vs Benfica (84) - basquetebol
Oeiras (4) vs Benfica (1) - Hoquei em Patins
Andebol (paragem no campeonato nacional por compromissos da selecção)

domingo, 4 de janeiro de 2009

Resultados Variados

Ontem (sabado 3 de Janeiro de 2009) a equipa de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica recebeu e ganhou à equipa da Fisica por 83-62. Assim a equipa da Luz mantem-se invicta no campeonato nacional de basquetebol.

Já hoje a equipa de andebol do Benfica visitou a equipa do Sporting. Do Casal Vistoso (Areeiro),os campeões nacionais sairam derrotados por 25-23.

Da Luz veio a noticia da vitoria sobre o Belenenses por 5-2 (futsal) e de Espinho a vitoria sobre a AC de Espinho por 0-3 (volei).