terça-feira, 27 de outubro de 2009

Um quarto já lá vai...

Com o primeiro quarto de campeonato já jogado (realizou-se este fim-de-semana a 8ª jornada), surpresas foram surgindo a vários níveis. No topo da tabela, Sp. Braga e Benfica são os protagonistas; no fundo, esse papel cabe, principalmente, ao Vit. Guimarães.

Depois de uma pré-temporada promissora e de um adeus prematuro à Liga Europa, os jogadores de Braga têm demonstrado o porquê de esta equipa ser já há algum tempo considerada o 4º grande do futebol português. Nos oito jogos disputados, os bracarenses contam com 7 vitórias e um empate (arrancado pelo Rio Ave no passado sábado). Desta forma, o Sp. Braga é, a par do Benfica, a única equipa sem derrotas, contando já com confrontos ante o FCPorto e o Sporting.

Por seu turno, o Benfica encontra-se em situação semelhante, diferenciando-se apenas nos adversários e nos golos marcados. Os encarnados ainda não defrontaram os seus principais rivais, mas já vão demonstrando que este ano são realmente candidatos ao título. Com oito jogos disputados, os encarnados contam com 30 golos marcados e com goleadas pelo meio: 8-1 ao Vit. Setúbal, 4-0 no Restelo e 6-1, ontem, com o Nacional são alguns desses exemplos. Nos pupilos de Jorge Jesus destacam-se o quarteto ofensivo sul-americano - Di Maria, Saviola, Aimar e Cardozo -, a boa contratação de Ramires e ainda o (re)aparecimento de Fábio Coentrão.

Na próxima jornada, o Benfica desloca-se a Braga e ambas as equipas vão jogar uma cartada importante: o vencedor da partida isolar-se-à na liderança do campeonato; o derrotado poderá ser apanhado no 2º lugar pelo FCPorto; e em caso de empate continua tudo igual, retirando o possível encurtamento da distância para os portistas.

Na invicta, o campeão em título segue logo em 3º lugar, com uma derrota frente ao Sp. Braga e um empate. No entanto, e apesar dos bons jogos efectuados, o FCPorto ainda não mostrou aquilo que construiu nos últimos três anos com Jesualdo Ferreira. Depois das saídas de Lucho e Lisandro, a contratação de Falcão e a afirmação de Farias poderiam antever uma boa dupla de substituitos. Apesar dos golos e das jogadas bem efectuadas, a verdade é que falta ainda alguma coisa para este FCPorto se poder equiparar ao tetracampeão.

De novo em Lisboa, os sportinguistas já se sentiram mais seguros e confiantes em relação à sua equipa. Alguns dividem a culpa do momento menos bom entre Paulo Bento, os jogadores e o presidente, No entanto, é a classificação que conta e, nesse aspecto, o Sporting encontrava-se (até hoje) na 6ª posição da tabela, com 3 vitórias, 2 empates e outras tantas derrotas. O principal motivo pelo qual os sócios e adeptos leoninos mais criticam é o futebol praticado pela equipa, que não tem sido o melhor de ver, tendo já suscitado o aparecimento de lenços brancos nas bancadas do Alvalade XXI.

Esta noite, os "leões" defrontaram um dos "lanternas vermelhas" e das maiores desilusões do campeonato até agora: o Vit. Guimarães. Antes da recepção ao Sporting, os vimaranenses contavam com apenas uma vitória, 3 empates e 3 derrotas. Hoje, o D. Afonso Henriques recebeu um dos clássicos mais antigos do futebol nacional, com o pêndulo a ficar dividido, depois de mais um empate a uma bola.

Assim vão as contas do nosso campeonato, com equipas-sensação que há muito não o eram, goleadas e resultados para todos os gostos, equipas-sensação que já não o são e muito, mas mesmo muito futebol (bem) jogado.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Fim-de-semana de duplas jornadas na Luz.

No sábado jogou-se a terceira jornada no Campeonato Nacional de Voleibol, para este jogo o Benfica recebeu e venceu os açorianos da Fonte do Bastardo. Dos três sets disputados só o 3º foi fácil para a equipa da casa.
Sets: 25-20/ 25-23/ 25-15
BENFICA: João Magalhães, Fábio Jardel (*), Rui Guedes, Paulo Renan (*), Gustavo Folle (*), Carlos Fidalgo, Nicholas Cundy (*), Robert Tarr, Valdir Reis, Raidel Toiran (*), Flávio “Zelão” Soares e Pedro Dornelas (*).
Treinador: José Jardim
FONTE DO BASTARDO: Fabiano Sousa (*), Dimar Lopez Lora, Manuel Silva (*), Luís Coelho, João Coelho, Lafit Alves (*), Giulherme Souza(*), Murilo Silva, Caíque Silva (*), Rui Santos (*), Maurício Júnior e Ricardo Silva.
Treinador: Luís Resende

Já no Domingo o Benfica recebeu para a 4ª jornada a equipa do Machico. Jogo que ganhou também por 3-0.
Sets: 25-23/ 25-14/ 25-17
BENFICA: João Magalhães, Fábio Jardel (*), Rui Guedes, Paulo Renan (*), Gustavo Folle (*), Carlos Fidalgo, Nicholas Cundy (*), Robert Tarr, Valdir Reis, Raidel Toiran (*), Flávio “Zelão” Soares e Pedro Dornelas (*).
Treinador: José Jardim


Sábado foi também dia de hóquei. Jogo grande com a Juventude de Viana, mas para surpresa de todos facilmente ganhe pelos encarnados.
Ao intervalo a equipa da casa ganhava por 2-0 (Ricardo Pereira e Caio). Na 2ª parte houve tempo para mais dois golos, novamente por Caio e Ricardo Pereira.
Final do jogo: Benfica 4 vs Juventude de Viana 0
BENFICA: Ricardo Silva (g.r). Carlos Silva (g.r.), Caio, Valter Neves, Carlitos, Pedro Afonso, Ricardo Pereira, Diogo Rafael, Tiago Rafael e João Rodrigues.

Dupla jornada também no andebol, mas para a Taça E.H.F. O Benfica recebeu os georgianos do Tbilisi.
O primeiro jogo foi mais “fácil” e os encarnados conseguiram uma vantagem importante para a 2ª mão (que também foi disputada na Luz). Com o cansaço o jogo de domingo foi mais renhido, mas os encarnados levaram a melhor outra vez.
1º jogo: Benfica 34 vs 21 Tbilisi
2º jogo: Tbilisi 25 vs Benfica 29
BENFICA: Ricardo Candeias (g.r.), João Ferreirinho (g.r.), David Tavares, Nuno Roque, João Lopes, João Pais, Georgy Zaikin, Cláudio Pedroso, Carlos Carneiro, Rui Silva, Luís Gomes e João Antunes.
Treinador: Pedro Gama.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sabado em grande!

5ª jornada do Campeonato Nacional de Futsal jogo entre o Benfica e o Fundão . Num jogo muito parado os encarnados não demonstraram a velocidade habitual. O Fundão que no fim de semana anterior tinha derrotado o Sporting dificultou ( e muito) a vida aos encarnados e prova disso foi o resultado final: 3-0.
Marcadores: Gonçalo Alves, Marinho e César Paulo.

BENFICA: Bebé (g.r), Zé Carlos (g.r), Costinha, Gonçalo Alves, Marinho, César Paulo, Ricardinho, Arnaldo, Zé Maria, Anilton, Joel Queirós e Davi.

Sábado também foi dia de andebol, para a 5ª jornada a equipa do Benfica recebeu o Aguas Santas. Os visitantes marcaram primeiro mas não demorou muito tempo até as águias marcarem. A prova do equilíbrio entre as duas equipas verificou-se com o resultado obtido ao intervalo (14-12).
Na segunda parte a equipa da casa conseguiu distanciar-se no marcador e desse modo acumular mais uma vitória no Campeonato Nacional.
Final do jogo: 33-28

Nota negativa para a pouca assistência no pavilhão.

BENFICA: Ricardo Candeias (g.r.), João Ferreirinho (g.r.), David Tavares, João Lopes, João Pais, Zaikin, Cláudio Pedroso, Carlos Carneiro, Rui Silva e João Antunes

domingo, 11 de outubro de 2009

E o merado não demorou a mexer...

Como era de prevêr, poucos dias depois do final dos principais campeonatos in e outdoors, o mercado futebolístico não podia ficar parado.

Internamente, o campeão FCPorto viu sair duas das pedras fulcrais dos últimos títulos: Lucho González (Marselha) e Lisandro López (Lyon). No entanto, era necessária a "reposição de stock" e os "dragões" não se ficaram por menos, com noms como Falcão, Álvaro Pereira e o guarda-redes Beto.

Na capital, o Sporting conseguiu manter as suas referências da época transacta (com excepção de Derlei que "pendurou as botas") e ainda contratou Caicedo, Matías Fernandez e Angulo.

Na outra pota da Segunda Circular, os "encarnados" também se reforçaram em peso, desde logo começando pelo treinador. Depois de uma temporada com muitos altos e baixos, a direcção benfiquista decidiu rescindir contrato com Quique Flores e seguir para a contratação de Jorge Jesus (antigo treinador do Sp. Braga). Quanto a jogadores, a saída mais notória foi a de Katsouranis, para a Grécia, tendo sido contratado para a sua posição o espanhol Javi Garcia. Para completar esta lista estão nomes como Ramires, Saviola, Weldon, César Peixoto, o guarda-redes Júlio César e a reintegração de Fábio Coentrão.


Pela Europa fora, a transferência mais mediática e a que mais capas de jornais teve direito foi a de Cristiano Ronaldo que trocou o Manchester United pelo Real Madrid, por aproximadamente 100 milhões de euros. Quem foi fazer companhia ao português foi Kaká que trocou Itália por Espanha. Ao campeonato italiano, por sua vez, rumou o brasileiro Diego que, depois de grandes temporadas na Alemanha, deciciu trocar o Werder Bremen pela Juventus.

Síntese Futebolística

Depois de uma prolongada ausência, estou de volta e, para compensar os leitores, com uma pequena síntese do final da temporada passada do futebol nacional e internacional.


No campeonato, o FCPorto foi o já então esperado campeão nacional (juntando a isso a Taça de Portugal, arrecadada no Jamor depois de uma vitória por 1-0 frente ao Paços de Ferreira), tendo ficado precedido por Sporting, Vit. Guimarães e Benfica. Deste modo, os "leões" garantiram o apuramento para a 3ª pré-eliminatória da
Champions League, enquanto que os minhotos e os "encarnados", juntamente com Nacional da Madeira, Sp. Braga e P. Ferreira foram apurados para a Europa League (nova Taça UEFA).


No ouro extremo da tabela, os menos afortunados foram o Trofense e o Belenenses. No entanto, e devido a problemas financeiros do Estrela da Amadora, os "azuis do Restelo" tiveram possibilidade de se manter por troca com a equipa da Amadora que, por sua vez, desceu não para a Liga Vitalis, mas sim para a II Divisão.



Por falar em Liga Vitalis, os grandes "vencedores" foram o Olhanense (treinado por Jorge Costa) e a União de Leiria que, deste modo, regressa ao principal campeonato nacional. Por outro lado, o Boavista, o Gondomar e o Vizela desceram à II Divisão, trocando com Carregado, Chaves, Fátima e Penafiel.




Na Europa, a final da Taça UEFA foi disputada a 20 de Maio, em Istambul, por Shakthar Donetsk e Werder Bremen. Na
Champions League, os finalistas foram os suspeitos do costume: Barcelona e Manchester United que, no estádio Olímpico de Roma, se confrontaram a 27 do mesmo mês. No primeiro caso, o troféu foi entregue aos ucranianos do Shakthar, enquanto que o segundo confronto foi vencido pelos espanhóis por 2-0.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Fim de semana em cheio

Sábado foi dia de basquet, para a primeira jornada do Troféu António Pratas o Benfica recebeu o Galitos. O Benfica tomou conta do jogo e ao intervalo ganhava por 48-26. Na 2ª parte a equipa de Barcelos deu alguma luta, mas o Benfica foi superior e ganhou o jogo com uma diferença de 20 pontos (82-62).
Melhor jogador: Nick DeWitz
Já ontem na 2ª jornada o Benfica ganhou ao Física por 77 -89.



Sábado também foi dia de voleibol. A primeira jornada do Campeonato Nacional foi com o Leixões. Se no princípio do jogo era esperado um jogo renhido como na época passada, no final os sets ditaram o contrario. Um jogo só com três sets ganhos pelos encarnados com muita tranquilidade.
Destaque: De volta à equipa encarnada Fábio Jardel mostrou serviço e foi o melhor jogador dos encarnados.
Sets: 25-13/ 25-11/ 25-16