quarta-feira, 28 de maio de 2008

Competições Europeias



















Tudo resolvido na Taça UEFA. Depois da surpreendente eliminação do Bayern Munique por parte do Zenit, ao ser goleado por 4-0 na 2ª mão, o Old Trafford recebeu a final disputada entre os russos de S. Petersburgo e os italianos da Fiorentina.

No passado dia 14, a cidade de Manchester recebeu então esse final, ganha pelo Zenit, por 2-0, tendo a festa invadido as ruas da cidade de S. Petersburgo.

Na Liga dos Campeões, as coisas também ficaram resolvidas no passado dia 21, em Moscovo. Final muito esperada, não só pela tradição em si, mas também devido ao embate inglês a que se assistiu.

Nas meias-finais, o Manchester United de Cristiano Ronaldo, Nani e Carlos Queirós derrotou o Barcelona de Deco, enquanto que o Chelsea de Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Hilário eliminou o Liverpool.

Assim sendo, esta edição da Champions fez história. Para começar, uma final inédita entre equipas inglesas, as mesmas que disputaram até ao final o campeonato inglês: Chelsea – Manchester United.

Um jogo emocionante, tipicamente inglês e com um golo para cada lado, no final dos 120 minutos. Mais uma vez, e para não variar muito, Cristiano Ronaldo voltou a marcar, consagrando-se assim como o melhor marcador da edição 2007/2008. Na decisão por grandes penalidades, Ronaldo falhou a sua e colocou a taça nos pés dos azuis de Londres. No entanto, John Terry falhou o penalty da “consagração”, empatando novamente o resultado e dando outra oportunidade aos “red devils”; oportunidade essa bem aproveitada, indo assim o “caneco” directamente para as montras do Old Trafford e com Portugal a ter três campeões europeus: Cristiano Ronaldo, Nani e Carlos Queirós.

Liga Vitalis


Também a Liga Vitalis chegou ao fim, com as últimas decisões a aparecerem na derradeira jornada.

Trofense (outra equipa do Norte) também fez história, garantindo a subida ao mais alto escalão do futebol nacional. Rio Ave é a equipa que acompanha a “avalanche” da cidade da Trofa.

O Fátima, como já se sabia, desceu, sendo que o Penafiel seguiu o mesmo caminho.

Terminou Campeonato


Chegou a hora de actualizar tudo o que tem acontecido no futebol, agora que a época 2007/2008 terminou, profissionalmente a nível de clubes.

Depois de duas semanas extenuantes e com o campeonato ao rubro, o Vit. Guimarães confirmou a surpresa que foi durante toda a temporada.

Após ter empatado na penúltima jornada e permitir que o Sporting os ultrapassasse, os jogadores vitorianos não vacilaram na derradeira jornada, segurando o 3º lugar e fazendo história ao garantir uma presença na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Na UEFA, é certo, teremos Benfica, Vit. Setúbal e Marítimo, tendo o Sp. Braga garantido presença na Taça Intertoto.

Em termos de descida, o Paços de Ferreira acompanha a U. Leiria, não sendo ainda certo se realmente desce ou não (mais à frente, post sobre o “Apito Final”).

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Menos 6…

Na passada 4ª feira, a Federação Portuguesa de Futebol decidiu, finalmente, analisar o recurso do Belenenses em relação ao “Caso Meyong”. Mas afinal que caso é este?

Há uns meses atrás, a Naval 1º de Maio acusou o Belenenses de ter utilizado o jogador ilegalmente, devido à sua inscrição na Liga ser irregular. Nesse jogo, a equipa do Restelo venceu, com um penalty executado pelo próprio Meyong. Numa altura em que muito se fala em verdade desportiva, a Naval decidiu levar o caso à Comissão Disciplinar da Liga.

Na Liga de Clubes, ficou determinado que o Belenenses seria sancionado com a retirada de 6 pontos, mas os azuis do Restelo não gostaram da decisão e recorreram à FPF. Como já foi dito antes, este órgão desportivo corroborou a decisão anterior e vai mesmo retirar os 6 pontos à equipa. Assim, as aspirações europeias ficam fragilizadas, uma vez que o Belenenses desce do 5º para o 8º lugar.

Liga Vitalis



Também na Liga Vitalis as emoções estão ao rubro. Depois de (quase) garantida a subida do Trofense e descida certa do Fátima (equipa com história na Carlsberg Cup), falta saber quem fará companhia a estas equipas.

Em termos de subida, Rio Ave, Vizela, Olhanense e Gil Vicente disputam o lugar que falta, enquanto que, no fundo da tabela, Portimonense garantiu a manutenção, faltando decidir entre Penafiel e Feirense quem descerá.

No próximo fim de semana, tudo começará a delinear-se e, com certeza, as decisões começarão a aparecer.

Ao rubro…

Assim vai o campeonato nacional de futebol.

Com tudo decidido em relação ao título, a luta pelo 2º lugar e restantes lugares europeus mantém-se ao rubro. A apenas duas jornadas do final da temporada, o Sporting (re) posicionou-se no 2º lugar, com os mesmos 49 pontos que o Vit. Guimarães, tendo o Benfica a apenas 1 ponto de distância. Vit. Setúbal, Marítimo e Belenenses disputam os restantes lugares de acesso à UEFA. No fundo da tabela, as coisas também se vão delineando, sendo apenas certa a descida da U. Leiria.

Numa jornada com alguns golos, boas exibições e resultados inesperados, foi possível observar a consolidação do título azul e branco, a confirmação da descida da U. Leiria e ainda outras decisões.

Talvez uma tabela com os resultados desta jornada e outra com a classificação possa demonstrar o “estado” do nosso principal campeonato de futebol.

LIGA – 28 ª JORNADA




Sp. Braga

2-1

P. Ferreira


Benfica

2-0

Belenenses


Nacional

0-3

Académica

Naval

1-0

Boavista

U. Leiria

1-3

Leixões

V. Guimarães

0-5

F.C. Porto

Sporting

2-1

Marítimo


V. Setúbal

0-0

E. Amadora



CLASSIFICAÇÃO – LIGA




Clube

Pts

J



1.

FC Porto

72

28



2.

Sporting

49

28



3.

V. Guimarães

49

28



4.

Benfica

48

28



5.

Belenenses

42

28



6.

V. Setúbal

42

28



7.

Marítimo

40

28



8.

Sp. Braga

37

28



9.

Boavista

35

28



10.

Nacional

32

28



11.

Académica

31

28



12.

E. Amadora

30

28



13.

Naval

30

28



14.

Leixões

26

28



15.

P. Ferreira

24

28



16.

U. Leiria

15

28




Assim, no fundo da tabela, Leixões, P. Ferreira, Naval e E. Amadora irão tentar, nas próximas duas semanas, fugir à vaga que falta colmatar para fazer companhia à equipa da cidade do Lis. Por seu turno, Académica e Nacional garantiram a manutenção no principal escalão português.