sábado, 20 de dezembro de 2008
Carvão no sapatinho
Resultado final:Benfica(0) vs Espinho(3)
Mas,nem tudo foram más noticias:do Porto veio uma prenda muito saborosa para os benfiquistas,a equipa de basquetebol do Benfica derrotou o Porto (84-82);em Tires foi a vez do futsal ganhar por 5-4 e o hoquei deslocou-se a Valongo para ganhar por 3-1.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Jogos Grandes na Luz
A tarde de sabado começou com um jogo grande de basquetebol,os tri-campeões da Ovarense vieram a Lisboa.Mas,foi uma Ovarense sem grande chama que esteve no Pavilhão,o Benfica teve sempre o controlo do jogo e ao intervalo já ganhava por uma distância de 19 pontos (49-30).Na segunda parte mais do mesmo,nem os triplos muito bem executados por Rui Mota serviram para a Ovarense ganhar vantagem e o Benfica ganhou a partida por 89-73.
O jogo não iria acabar sem o publico presente desejar um Bom Natal aos jogadores da Ovarense.
De salientar,o bonito gesto de Rui Mota que no final do jogo cumprimentou os adeptos benfiquistas.
Neste sabado,ainda houve tempo para o voleibol.Previa-se um jogo complicado para a equipa da Luz e assim foi.
A equipa do Fonte Bastardo entrou melhor em jogo e ganhou o 1º set (23-25),mas a equipa da casa não desistiu e empatou a partida (25-23).O 3º set era muito importante e para surpresa de todos presentes o Benfica ganhou-o com "um estalar de dedos" (25-14).Como o jogo estava 2-1,foi necessario um 4º set,mais renhido que a equipa da casa também ganhou(25-23).
Resultado final:3-1
Nota:Caso o 4º set fosse ganho pela equipa visitante,seria necessario jogar um 5º set que na giria desportista se chama de "negra",este set é resolvido ao 15º ponto.
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Portugal Dividido

quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Nem só de futebol se faz o blog...
Marco Gonçalves marca o 100
Este sábado a equipa do Sport Lisboa e Benfica recebeu a equipa do A. A. Angrabasket para mais um jogo do Campeonato Nacional. Este jogo parecia um jogo da NBA com direito a afundanços e a triplos que fizeram levantar o público das cadeiras. Ao intervalo a equipa do Benfica já vencia por 52-35.
O Benfica manteve a distância para o seu adversário e venceu o jogo por 100-65. O marcador do 100º ponto foi o nº13 dos encarnados, Marco Gonçalves.
Nota: No Campeonato português são raros os jogos em que uma equipa atinge os 100 pontos.
Treta-Campeãs em acção
Depois dos 50-0 frente à equipa do Varge Mondar as treta-campeãs receberam e venceram a equipa da Achada.
As adversárias deram algum trabalho às jogadoras encarnadas, mas ao intervalo a equipa da casa já ganhava por 7-0.
Descanso efectuado, a equipa encarnada continuou a dominar o jogo sem grandes dificuldades.
No final dos 40minutos, o marcador assinalava 14-1.
Carina Carvaho
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Campeonato Nacional - 8ª Jornada

Taça de Portugal

Em Alvalade, o Sporting recebeu o FCPorto e começou a vencer. No entanto, já na segunda parte, os “dragões” empataram o jogo e, apesar do prolongamento, a decisão teve que ser realizada através das grandes penalidades. Aí, os “azuis e brancos” foram mais fortes.
Na Luz, o Benfica recebeu e venceu o Desp. Aves, por 3-0. Numa altura em que “o melhor ataque é a defesa”, os autores dos golos foram Yebda, Luisão e Maxi Pereira. Neste jogo, os destaques foram para os golos na primeira parte e o passe (de calcanhar) de Pablo Aimar, para Maxi Pereira concretizar o terceiro golo.
O Vit. Guimarães foi ao Bessa vencer o Boavista por 2-0, enquanto que o Sp. Braga foi eliminado pelo Nacional da Madeira.
O grande destaque da eliminatória vai para o Cinfães, equipa da III Divisão, que vai de “vento em popa” nesta edição da Taça.
Na V eliminatória, o sorteio ditou que os grandes jogarão fora, com o Benfica e visitar o Leixões e o FCPorto a deslocar-se a Trás-os-Montes, para jogar com a equipa-sensação (o Cinfães).
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
“Leixões, Leixões, Leixões…”

O Leixões é de facto a equipa sensação deste campeonato, versão 2008/2009. Depois de um empate frente ao Benfica, no Estádio do Mar, em Matosinhos, esta jornada foi a vez de ir ao Dragão vencer, de forma extraordinária, por 3-2.
Logo aos 3’, Bruno China inaugurou o marcador, numa jogada em que a defesa do FCPorto (o guarda-redes Nuno incluído) deixa muito a desejar. Ainda antes da meia hora de jogo, Braga (um jogador em clara revelação) aumentou a vantagem para a equipa de Matosinhos.
Poucos minutos depois, o árbitro Paulo Baptista marcou uma grande penalidade a favor da equipa da casa, que Lucho Gonzalez converteu. Já na segunda metade da partida, o outro argentino dos azuis e brancos, Lisandro Lopez, anulou a vantagem leixonense e devolveu aos portistas a confiança na vitória.
No entanto, a vitória sorriu aos homens de vermelho, com mais um golo de Braga, desta feita com um remate de longa distância. Pelo meio, Zé Manel, que entrou já depois do golo do empate do FCPorto, viu um golo limpo ser-lhe anulado pelo auxiliar do árbitro de Portalegre.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Taça de Portugal – Sorteio da 4ª Eliminatória
Na passada quarta-feira, realizou-se o sorteio da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, com grandes emoções à espera dos adeptos do bom futebol.
Na Luz, depois da desilusão ante o Penafiel, o Benfica recebe o Desportivo das Aves. O Vitória de Guimarães vai deslocar-se ao Bessa e o Sp. Braga vai à Choupana, defrontar o Nacional da Madeira. A sensação da última eliminatória (o Arouca) vai à Mata Real visitar o Paços de Ferreira.
O jogo grande realizar-se-á em Alvalade, com o Sporting a receber o FCPorto. Depois dos resultados no campeonato contra os rivais, serão os “leões” capazes de levar a melhor perante o actual líder da classificação? A resposta será conhecida no fim-de-semana de 9 de Novembro.
Taça de Portugal - 3ª Eliminatória

Depois da paragem do campeonato para a realização da dupla jornada da qualificação para o Mundial’ 2010, este fim-de-semana foi jogada a 3ª eliminatória da Taça de Portugal.
Na tarde de sábado, o FCPorto deslocou-se à Sertã, numa reedição da eliminatória da temporada passada. Tal como da última vez, os “dragões” levaram o Sertanense de vencida (e pelos mesmos números: 4-0). Outra particularidade do jogo foi o facto de Farías ter bisado e de Tarik ter marcado. Isto porque, no jogo da última temporada ambos marcaram e Farías também bisou.
Nessa noite, o Sporting deslocou-se a Leiria e levou a equipa da casa de vencida por 1-0. Seis meses depois, e no mesmo estádio, Liedson voltou a marcar.
No domingo, as decisões começaram às quatro da tarde, com várias equipas a entrar em competição. Entre elas, o Vitória de Guimarães recebeu e venceu por 4-2 a União de Lamas.
Durante a tarde, duas surpresas se revelaram: o Gil Vicente venceu o Rio Ave e o Arouca derrotou o Marítimo nas grandes penalidades.
Mas essas estiveram quase a não ser as únicas surpresas do dia. Na Luz, o Benfica recebeu um Penafiel há muito longe da ribalta do futebol nacional. Mas nem o facto de estar na II Divisão impediu a equipa nortenha de mostrar um bom futebol.
Com o intuito de poupar os jogadores mais utilizados, Quique Flores revolucionou a equipa. Dos habituais titulares, apenas Luisão e Sidnei jogaram do início e Moreira regressou à baliza “encarnada”, três anos depois. Esta revolução reflectiu-se no rendimento da equipa, com a intrusão entre os jogadores a não dar resultado. Na segunda parte, o treinador lançou Reyes e Suazo, regressados de lesão, e os adeptos benfiquistas acreditavam que o rumo do jogo iria mudar. No entanto, isso não aconteceu. Desta forma, os 90’ terminaram com um 0-0 no placar.
No prolongamento, os jogadores penafidelenses começaram a ressentir-se do cansaço e o Benfica conseguiu executar o seu jogo, criando inúmeras oportunidades de golo. Mas isso não foi suficiente, uma vez que os remates “encarnados” encontravam sempre Zé Eduardo.
Assim, as contas ficaram apenas resolvidas na marca das grandes penalidades, onde a figura de destaque foi Moreira, ao defender um importante penalty.
Neste jogo, destaque para Michel, o avançado do Penafiel que tudo fez para que a sua equipa se tornasse na sensação desta eliminatória da Taça. O Penafiel demonstrou ainda o porquê de a competição ser conhecida como “a festa do povo”: o importante não é o escalão em que se disputa o campeonato, mas sim a entrega que se dá em cada partida. Destaque também para o público presente na Luz, que tem demonstrado estar com a equipa nos bons e nos maus momentos. Será que este sentimento veio para ficar nos benfiquistas?
Dupla Jornada Nacional de Outubro

No passado dia 11 de Outubro, a Selecção Nacional “AA” deslocou-se à Suécia, para o jogo referente à 3ª jornada de apuramento para o Campeonato do Mundo 2010, na África do Sul. Quatro dias depois, foi altura de receber a Albânia, em Braga.
No primeiro jogo, o 0-0 foi o resultado final do jogo. Até aí nada muito mau, uma vez que conseguir pontos na Suécia é bom. Mas a exibição nacional deixou muito a desejar. Já com Ronaldo e Quaresma na equipa, era de esperar que o futebol jogado com a Dinamarca melhorasse. Mas não só isso não aconteceu, como a Selecção não conseguiu ir além de um empate.
No jogo em Braga, as coisas correram ainda pior, uma vez que em campo se encontraram uma das “melhores selecções do mundo” e outra de menor valor futebolístico. Com uma exibição ainda mais fraca que a efectuada dias antes, o resultado final da partida foi um empate a zero bolas, e ainda o facto de a Selecção da Albânia ter jogado mais de metade do jogo com apenas 10 jogadores não abona a favor da equipa lusa.
Depois desta dupla jornada, Portugal só volta a jogar para o apuramento em Março, novamente com a Suécia (que não vai poder contar com o contributo de Ibrahimovic), tendo pelo interregno jogos particulares. Os adeptos lusos esperam melhoras no jogo jogado e nos resultados.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Uma Vitória Sem Sabor

Realizou-se hoje a 2ª mão da Taça E.H.F. de andebol. O Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu o H. C. Lovcen por 24-23. Como na primeira-mão os encarnados perderam por 28-26 (partida realizada no Montenegro), a equipa portuguesa ficou pelo caminho nesta competição europeia.
Carina Carvalho
domingo, 19 de outubro de 2008
Dose ddupla na Luz
Na segunda parte a equipa da casa subiu de rendimento e marcaram mais três golos por intermédio de Costinha, Ricardinho e César Paulo.
Esta partida ficou marcada pelas expulsões de Leandrinho e Boi (Mogadouro), ambos por acumulação de amarelos.
Às 17h30 foi a vez do Basquetebol. O jogo com o Sampaense começou mal para os encarnados, ao intervalo perdiam por 31-38.
Na segunda metade do jogo o Benfica passou para a frente do marcador. A 28 segundos do final o placar marcava 75-75, mas Ben Reed desfez a igualdade marcando um triplo dando assim a vitoria aos encarnados (78-75).
Carina Carvalho
sábado, 11 de outubro de 2008
JORNADA DUPLA NA LUZ

Às 14h iniciou-se o Campeonato Nacional de Voleibol. Na 1ª jornada o Benfica recebeu e venceu o Vilacondense por 3-1 (25-15/25-19/22-25 e 25-18).
Duas horas mais tarde realizou-se a 2ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei
Marcadores:
Benfica - Ricardo Pereira, Tiago Rafael (2). Ricardo Barreiros (3) e Diogo Rafael
Valongo - Jorge (não foi possível apurar o marcador do 1º golo da equipa visitante).
Carina Carvalho
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Selecções (in)Definidas

Na primeira paragem dos campeonatos profissionais de futebol, foi possível assistir a duas jornadas da qualificação para o Mundial 2010, na África do Sul, e para o Europeu de Sub-21 2009, na Suécia.
No caso da selecção nacional de “esperanças”, estes foram uns dias com sabor amargo, uma vez que vinham para esta dupla jornada com a obrigação de vencer ambos os jogos. No entanto, não foi isso que aconteceu. Na primeira partida, os pupilos de Rui Caçador não conseguiram opor-se à Inglaterra, tendo perdido por 2-0 e com o guarda-redes Rui Patrício a destacar-se por impedir uma maior vantagem.
No segundo encontro, as coisas pareciam estar no caminho certo, com os portugueses a colocarem-se em vantagem e a tirar partido dos resultados dos restantes jogos. Mas a selecção da República da Irlanda conseguiu empatar a partida, retirando assim qualquer possibilidade de Portugal se qualificar para o Europeu da Suécia.
Em relação aos “AA”, as coisas não poderiam ter corrido melhor. No primeiro jogo de apuramento para o próximo Mundial. Numa deslocação fácil a Malta, Portugal não complicou e colocou assim nova vitória no palmarés do novo seleccionador nacional: Carlos Queirós. O resultado final foi de 4-0, com a contagem a ser iniciada por um jogador maltês, tendo Nani, Hugo Almeida e Simão Sabrosa decidido o marcador.
Mas a recepção à Dinamarca trouxe alguns dissabores. A selecção nórdica começou bem o jogo, com duas boas oportunidades de golo nos primeiros minutos, mas Portugal conseguiu “pegar na bola” e controlar o jogo. Ainda antes do intervalo, Nani colocou os portugueses em vantagem, resultado com o qual atingiu o descanso.
No segundo período, os adeptos portugueses viram Simão, Nani, Danny e Nuno Gomes falharem o golo, o que pode ter custado os três pontos. Ao minuto 83, Brendtner fez o golo do empate e, três minutos depois, os dinamarqueses cometem uma grande penalidade que, convertida por Deco, deu novamente a vantagem às cores nacionais. No entanto, o marcador ainda seria alterado por mais duas vezes, por intermédio de Poulsen e Jensen, fazendo com que Portugal perdesse o jogo e os consequentes três pontos.
Não se pode dizer que esta dupla jornada tenha sido muito má para as cores nacionais (a nível de Selecção A, claro), pois já foi possível ver algo de Queirós, e um bom entrosamento entre os jogadores. O único problema no jogo com a Dinamarca foi a falta de pontaria.
Em Outubro mais duas jornadas desta qualificação e todos os portugueses esperam outras tantas vitórias.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
A 60' da Liga Milionária

O Sport Lisboa e Benfica começou bem a sua caminhada para a Liga dos Campeões, em Andebol, ao receber e derrotar os austríacos do A1 Bregenz por 38-34 (1ª mão da pré-eliminatoria).
Na primeira parte os campeões nacionais não estiveram muito bem, tendo estado algumas vezes em desvantagem no marcador. Só ao minuto
Após o intervalo os encarnados marcaram 5 golos em 2 minutos, o que lhes permitiu controlar a segunda parte do jogo.
Cláudio Pedroso foi o melhor marcador com 10 golos, seguido de Carlos Carneiro e Rui Silva (ambos com nove golos).
A única “nota negra” deste jogo foi a expulsão de Pedro Jerónimo no decorrer da segunda parte.
No sábado (dia 13) pelas 19h30 (hora portuguesa) disputa-se a segunda mão deste jogo.
Força Benfica !!
Carina Carvalho
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Campeonato de Andebol

Começou o Campeonato Nacional de Andebol. Logo na 1º jornada jogo grande. O Sport Lisboa e Benfica (campeão nacional em titulo) defrontou o Futebol Clube do Porto.
Como qualquer jogo entre estas duas equipas, este jogo seria escaldante.
Na primeira parte, a equipa da casa esteve à frente do marcador, tendo conseguido uma vantagem de 4 golos (15-11), mas alguns erros defensivos e ofensivos permitiram que ao intervalo o resultado se encontra-se igualado (15-15).
Na segunda parte foi a vez da equipa visitante estar em vantagem com um avanço de três golos a 8' do fim, mas a 2'30'' Luís Nunes, fez o 30-30, o que levou a um grande momento de entusiasmo nas bancadas do Pavilhão EDP. O último minuto foi bastante emocionante: depois de Luís Nunes ter falhado um livre de 7 metros, o guarda redes do FCP perdeu a bola e Nicola Miricki marcou um golo legal, mas que inexplicavelmente foi invalidado pela dupla de arbitragem. O jogo não acabaria sem Cláudio Pedroso marcar o golo do empate.
Resultado final: Benfica (31) vs Porto (31)
Ontem à noite (03 Setembro 2008), o Benfica jogou nos Açores com o Sporting da Horta, tendo ganho o jogo por 26-34. Este jogo refere-se à 2ª jornada do Campeonato Nacional, mas foi jogado antecipadamente pois os Campeões Nacionais este fim-de-semana recebem em casa os austríacos A1 Bregenz, num jogo para a Pré-Eliminatoria da Liga dos Campeões.
fonte: www.slbenfica.pt
domingo, 31 de agosto de 2008
BENFICA - FCPORTO

A Liga Sagres (nova denominação do Campeonato Nacional da I Divisão) vai ainda na 2ª jornada e este fim-de-semana já foi possível assistir a um clássico entre “águias” e “dragões”.
Como um clássico sem casos não é um clássico, este não foi excepção e, em muitas situações, Jorge Sousa e os seus auxiliares foram as figuras centrais.
Um dos primeiros casos apareceu logo aos 10’, quando Katsouranis puxa a camisola de Lucho Gonzalez dentro da grande área “encarnada”, cometendo grande penalidade. Aí, nada a discutir, mas o que levanta dúvidas é a posição inicial do capitão “azul e branco”: estará ou não em posição irregular?
Depois disso, os nervos aumentaram, com os adeptos e os jogadores benfiquistas a queixarem-se várias vezes das decisões do árbitro. Dois desses lances foram um corte de Lisandro Lopez, na linha de golo, supostamente com o braço, e uma falta de Sapuranu, na grande área do FCPorto, na disputa de uma bola com Di Maria, que ficou por assinalar.
Apesar de todos estes contratempos, os “encarnados” conseguiram reagir e marcar o golo do empate, da autoria de Óscar Cardozo.
Um jogo muito equilibrado, com reflexo no resultado final (1-1), o qual não é, afinal, tão mau quanto isso para o Benfica, tendo em conta que terminou com menos um jogador – Katsouranis foi expulso depois de ver um duplo amarelo – e também pelo facto de ter sido forçado a duas substituições por lesão de Pablo Aimar (reforço para a nova temporada) e de Léo e muitos jogadores terem chegado ao final do encontro com várias queixas musculares.
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Primeiras Decisões

Com o início da nova temporada, já são conhecidos os calendários dos primeiros jogos das competições europeias.
Para começar, o Vitória de Guimarães, equipa portuguesa que esteve presente na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, não conseguiu levar a melhor sobre os suiços do Basileia.
No jogo da primeira mão, realizado no D. Afonso Henriques, as equipas não foram além de um empate a zero bolas, o que não era mau de todo para os vimaranenses. Na Suiça, o jogo chegou ao intervalo com um empate a uma bola, favorecendo assim a equipa portuguesa, mas logo no início da segunda parte, o Basileia marcou o golo que ditou o resultado final.
A equipa de Guimarães falhou assim a presença nos quadros da Champions League, mas deixando muitas críticas às equipas de arbitragem: no primeiro jogo, sentem que foram prejudicadas quando o árbitro não marcar duas grandes penalidades; já na derradeira partida, o auxiliar do árbitro anulou um golo limpo ao Vitória, a 2 minutos do final do jogo, que teria virado a eliminatória a favor dos portugueses, uma vez que um empate com golos era o suficiente para ascender à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Por seu turno, o Sp. Braga conseguiu ultrapassar as eliminatórias da Taça Intertoto e marcar presença na pré-eliminatória da Taça UEFA.
Depois de levar de vencida o Zrinjski, da Bósnia por uma bola a zero, no primeiro jogo. Já na segunda mão, as coisas não poderiam ter corrido melhor, ao alcançarem uma vitória por 2-0.
Desta forma, Portugal vê-se representado por FCPorto e Sporting na Liga dos Campeões e Vit. Guimarães, Benfica, Vit. Setúbal, Marítimo e Sp. Braga.
Ontem, realizou-se o sorteio da Liga dos Campeões e as equipas portuguesas não terão, em princípio, muitas dificuldades em garantir a passagem aos oitavos de final. Os grupos das equipas portuguesas são:
Grupo C: Barcelona, Sporting, Basileia e Shakthar Donetsk
Grupo G: Arsenal; FCPorto, Fenerbahçe e Dinamo Kiev
Os restantes grupos estão distribuídos da seguinte forma:
Grupo A: Chelsea, AS Roma, Bordéus e Cluj;
Grupo B: Inter de Milão, Werder Bremen, Panathinaikos e Anorthosis;
Grupo D: Liverpool, PSV, Marselha e Atlético de Madrid;
Grupo E: Manchester, Villareal, Celtic e Aalborg;
Grupo F: Lyon, Bayern Munique, Steaua e Fiorentina;
Grupo H: Real Madrid, Juventus, Zenit e Bate.
Já na Taça UEFA, as equipas ficaram a conhecer os adversários da primeira fase esta tarde, mas as coisas não correram muito bem.
O Vit. Guimarães e o Benfica começam a defender os seus objectivos fora de casa, com Portsmouth e Nápoles, respectivamente. Por seu turno, Vit. Setúbal joga com o Heerenveen, o Sp. Braga defronta o Artmedia e o Marítimo tem a tarefa mais ingrata, com o Valência.
Outro português em destaque nos sorteios foi Cristiano Ronaldo, ao ser considerado o melhor avançado e o melhor jogador da edição da Liga dos Campeões 2007-2008.
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Acabaram-se as férias
No Euro'2008, duas das equipas-sensação não conseguiram ir além das meias finais: a Turquia foi eliminada pela Alemanha e a Rússia pela Espanha.
Na final, os espanhóis foram superiores aos alemães e trouxeram a taça para casa.

Com vários atletas portugueses em acção, as nossas principais expectativas recaiam sobre Francis Obikwelu (100 e 200m de corrida), Naide Gomes (salto em comprimento), Telma Monteiro (judo), Gustavo Lima (vela), Vanessa Fernandes (triatlo) e Nélson Évora (triplo salto).
Nem tudo correu como se esperava, mas não viemos de "mãos a abanar". Vanessa Fernandes conquistou a medalha de prata e Évora tornou-se no mais novo campeão olímpico no triplo salto.
Mesmo sem mais medalhas, não se pode dizer que a prestação portuguesa tenha sido muito má: Gustavo Lima conseguiu ficar em 4º lugar e conseguimos outros bons posicionamentos noutras classes de vela; nos 50 km marcha, duas atletas nacionais conseguiram classificar-se dentro das dez primeiras, entre outros bons lugares, nas várias modalidades disputadas.
As maiores desilusões foram a participação de Obikwelu e Naide Gomes. O primeiro ficou aquém das expectativas e não se conseguiu qualificar para as meias finais dos 100m, tendo desistido da sua participação nos 200m. No caso de Naide, esta nem sequer se conseguiu qualificar para a final, tendo realizado dois saltos nulos e não conseguindo os mínimos para a passagem.
Os Jogos foram dominados pelos EUA, com o maior número total de medalhas, e pela China, com um recorde de 51 medalhas de ouro conquistadas.
domingo, 29 de junho de 2008
Campeonato de Futsal

Sábado, 28 de Junho de 2008 15h00
Com o Pavilhão Açoreana Seguros bem composto, realizou-se o 2º jogo da final do Campeonato Nacional de Futsal entre o Benfica e o Belenenses.
Logo nos primeiros segundos foi possível perceber que o Benfica iria controlar o jogo. E assim foi, ao intervalo o clube das águias já ganhava por 3-0 aos azuis do Restelo, com um golo de Ricardinho e dois de César Paulo.
Ao intervalo, as jogadoras de Futsal do Sport Lisboa e Benfica receberam as medalhas de tetracampeãs nacionais, assim como a equipa sub-23 de atletismo encarnada recebeu as faixas de campeões.
No início da 2ª parte, o único lance que “aqueceu” os ânimos no pavilhão: falta do guarda-redes Marcão sobre Gonçalo Alves, o nº 9 das águias, ficando um penalty por assinalar a favor da equipa da casa. Aos 12 minutos, apareceu o 4º do Benfica, um golaço de João Marçal. Poucos minutos depois Ricardinho bisava e o último golo foi marcado por Ricardo Pereira (um jovem jogador que já jogou pela equipa júnior do Benfica).
Um momento positivo no jogo, foi o confronto saudável entre as claques de ambos os clubes: tanto No Name Boys como Fúria Azul puxaram pelas suas equipas, em vez de insultarem o clube adversário.
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Hóquei em Patins

No passado sábado realizou-se o 4º e ultimo jogo da final do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, jogo este disputado entre o Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto (jogo ganho pelos portistas por 4-3)
Como todos os jogos entre estas duas equipas, este clássico sobre rodas não pode deixar de ser polémico. Antes desta partida a eliminatória encontrava-se 2-1 ( a favor dos portistas).Logo nos primeiros minutos da partida quem estava presente no Pavilhão Açoreana Seguros (Estádio da Luz) percebeu que este iria ser um jogo muito complicado, o jogador do Benfica Carlitos levou uma cartolina amarela por um eventual toque com o stick
Os dois primeiros golos do FCP foram marcados por Reinaldo Ventura, mas o conjunto encarnado conseguiu empatar o jogo, primeiro por Ricardo Barreiros e depois por Tó Silva. Ao intervalo o marcador marcava 2-2.
Na segunda parte mais uma vez os ânimos exaltaram-se no pavilhão da Luz por penalties por assinalar a favor do conjunto encarnado. O FCP ia aumentando a sua vantagem no marcador com golos de André Azevedo e Caio. A dois minutos do fim Tó Silva marcou o 3º golo benfiquista.
Nesta segunda parte houve dois momentos cruciais para o conjunto encarnado, o guarda-redes Carlos Silva levou a cartolina azul (sem que ninguém no pavilhão percebesse o motivo), também o jogador Carlitos levou o 2º amarelo (e consequentemente a cartolina azul) por uma falta ligeira sobre um jogador do FCP. Indignado pelo que se passava “dentro das 4 linhas” Carlitos empurrou o jogador Filipe Santos e perguntou ao árbitro se aquilo também era uma falta. De salientar que houve uma grande dualidade de critérios da equipa de arbitragem em todas as partidas que o Sport Lisboa e Benfica disputou com o Futebol Clube de Porto esta época. E até um jogador calmo e experiente se pode indignar e irritar com o que se passa no recinto de jogo.
Uma grande parte dos adeptos presentes seguravam cartazes que diziam “Sem corrupção o Benfica é Campeão”-
No final do jogo o FCP sagrou-se, pela sétima vez consecutiva, Campeão Nacional de Hóquei em Patins.
Para finalizar uma nota a manchar este jogo, a excessiva carga policial da PSP sobre os adeptos benfiquistas que estavam a apoiar e a puxar pela sua equipa. E o porque desta carga? Testemunhas presentes na altura da carga policial disseram “que estavam a filmar e que a polícia deteve um rapaz porque tinham medo que as imagens fossem parar ao Youtube”. Referir ainda que a PSP soltou gás dentro do pavilhão (recinto fechado). Alguns adeptos ficaram feridos com vergastadas nas costas e na zona da barriga. Já no 2º jogo da eliminatória a PSP bateu em adeptos do Benfica. Tanto num jogo como noutro os jogadores do SLB mostraram-se indignados com a situação. Os restantes adeptos não compreenderam o porque daquela carga, uma vez que em Fanzêres (Pavilhão emprestado ao FCP pela Câmara de Gondomar )até petardos rebentam sem que a Policia faz algo.
Nova parceria
Para começar, Carina Reis, a minha nova "parceira", faz uma análise ao último jogo do campeonato nacional de Hóquei em Patins.
Desde já agradeço à Carina o facto de se unir a mim nessa área e desejar-lhe a melhor sorte do mundo nestas andanças.
domingo, 22 de junho de 2008
HOLANDA - RÚSSIA

A Holanda, que muito jogou e prometeu nos jogos da primeira fase, não foi capaz de demonstrar a superioridade que o pleno na fase de grupos lhe teria garantido. Num jogo emocionante (por parte da Rússia), os pupilos de Guus Hiddink foram mais equipa e mereceram o resultado final.
Depois de uma primeira parte sem golos, Pavlyuchenko, aos 56' coloca os russos em vantagem. Depois disso, têm várias oportunidades de golo, mas é Van Nistelrooy que empata o jogo a 4' do final, levando as decisões para o prolongamento.
A Holanda começou melhor, parecendo querer tomar conta do jogo. No entanto, as melhores oportunidades continuaram a pertencer à Rússia. Resultado disso mesmo foi o golo de Torbinski aos 112'. Aí, não só o jogo parecia sentenciado como nem Sneijder, nem Van Persie foram capazes de contrariar a avalanche russa. Pelo contrário, Arshavin sentenciou de vez a eliminatória e colocou definitivamente a Rússia nas meias finais.
sábado, 21 de junho de 2008
CROÁCIA - TURQUIA

A primeira parte "dividiu-se" em três partes: os primeiros 10 minutos dominados pela equipa turca, depois mais 15/20 minutos de um jogo apaziguador com as equipas a tentarem "encaixar" uma na outro e o restante tempo dominado pelos croatas. Ainda no primeiro tempo, Olic poderia ter colocado a Croácia em vantagem, mas a bola acertou na barra.
Na segunda parte, mais do mesmo. Um jogo de algum tédio, com algumas ocasiões de golo para ambas as equipas, mas sem nunca entusiasmar. Assim, a eliminatória passou para o prolongamento. Nesse período o jogo não mudou muito, com excepção dos últimos minutos.
Aos 119', Klasnic aproveita uma fifia do guarda-redes Rutus e coloca a Croácia com um pé nas meias de final. No entanto, Senturk restabeleceu a igualde no marcador logo no minuto seguinte, o que obrigou a que o vencedor fosse encontrado na marcação de grandes penalidades.
Aí, na conhecida "lotaria", o azar saiu à Croácia, com Medric, Rakitic e Petric a falharem as respectivas penalidades e colocando os turcos nas meias finais, um jogo disputado com a Alemanha.
sexta-feira, 20 de junho de 2008
PORTUGAL - ALEMANHA

Não se pode dizer que Portugal tenha sido inferior aos alemães (muito pelo contrário), mas não conseguiu ser tão eficaz como o adversário. Com algumas oportunidades de golo, a principal a ser desperdiçada por Moutinho, a defesa lusa vacilou logo na primeira vez que a Alemanha tentou o golo. Numa jogada digna do jogo entre duas grandes equipas, Schweinsteiger finalizou de forma soberba perante Ricardo.
Poucos minutos depois, num lance de bola parada, o camisola 7 dos germânicos coloca a bola na cabeça de Miroslav Klose e este não desperdiçou a oportunidade, colocando no placar um 0-2. Ainda antes do intervalo, o capitão português, Nuno Gomes, reduziu a desvantagem, numa recarga a um primeiro remate de Cristiano Ronaldo defendido por Lehman.
Já na segunda parte, novamente de bola parada (e novamente livre de Schweinsteiger), Ballack sobe mais alto que todos os jogadores lusos e volta a colocar a Alemanha com uma vantagem de dois golos. Antes do final do jogo, Hélder Postiga ainda reduziu o marcador, dando esperanças aos portugueses por um milagre nos minutos finais. No entanto, os nervos falaram mais alto e os jogadores lusos não conseguiram o golo que levaria a mais 30 minutos de emoções fortes.
O jogo fica também marcado pelas críticas à arbitragem, no caso do terceiro golo alemão, por pretensa falta de Ballack sobre Paulo Ferreira. Mas a equipa portuguesa apenas se pode culpar a si mesma em relação aos golos sofridos. Em todos os três a defesa lusa vacilou: no primeiro, os jogadores pareciam estar a “dormir”, pois Schweinsteiger apareceu no meio da defensiva e ninguém foi capaz de o travar; no segundo, Paulo Ferreira deixou-se ultrapassar por Klose; no último, independentemente de existir ou não erro do árbitro sueco, Ricardo fica mal na fotografia com a sua saída mal calculada.
Um último acontecimento que marca o dia é o facto de este ter sido o último jogo orientado por Scolari. Depois de assinar pelo Chelsea, o seleccionador despediu-se da Selecção e de Portugal, com desilusão pela derrota de hoje, mas com o orgulho do que aconteceu nos últimos cinco anos e meio e com a certeza de que fez sempre o máximo do que podia.
Como adepta da Selecção Nacional, e de futebol, estou triste por esta despedida prematura (pois eu apostaria, no mínimo, nas meias), mas orgulhosa dos rapazes que nos representaram e das esperanças que nos deram, ajudando-nos a sonhar um pouco. Agora, coloca-se uma importante questão: quem será o sucessor de Luiz Felipe Scolari? Opiniões aceitam-se!
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Quartos de final
19/06/2008
Portugal - Alemanha (19:45h)
20/06/2008
Croácia - Turquia (19:45h)
21/06/2008
Holanda - Rússia (19:45h)
22/06/2008
Espanha - Itália (19:45)
quarta-feira, 18 de junho de 2008
3º JORNADA

No Domingo, no grupo A, já com a passagem garantida, Luiz Felipe Scolari decidiu poupar alguns dos jogadores mais importantes e o resultado não foi aquele de que os portugueses estavam à espera. A Suiça entrou melhor, tendo demonstrado ao longo de todo o jogo a ambição de abandonar o campeonato com uma vitória e acabou mesmo por consegui-lo. Por mérito próprio, e com a ajuda do árbitro, os helvéticos venceram por duas bolas a zero, com ambos os golos a serem marcados por Yakin.
No outro jogo do grupo, um jogo emocionante diga-se, ficou decidido quem iria acompanhar a selecção lusa. Quando tudo fazia crer que a República Checa sairia vencedora do "duelo", os turcos surpreenderam e conseguiram dar a volta ao resultado em apenas 15 minutos, com golos de Arda Turan e dois de Nihat.
Assim, o opositor da Croácia, que já tinha a passagem garantida, será a surpreendente Turquia.
No grupo B, a Croácia conseguiu fazer o pleno e terminar esta fase apenas com vitórias, depois de vencer a Polónia por 1-0, com golo de Ivan Klasnic.
Do outro lado, a Alemanha foi mais forte que a Áustria e um golo de Michael Ballack coloca os germânicos nos quartos de final, onde os espera Portugal. Um jogo em que Joachim Low apenas poderá orientar a sua equipa da bancada, devido à expulsão no último jogo.
Em relação ao grupo D, o grupo mais complicado de todos, a Holanda não deu possibilidades à Roménia de chegar longe neste europeu, ao vencer por 2-0, com golos de Huntelaar e Van Persie.
No outro jogo, o reviver da final do Mundial'06 (Itália-França), o resultado foi o mesmo (2-0), desta feita em 90', mantendo a campeã mundial Itália a possibilidade de juntar a taça do Europeu na vitrine dos troféus. A vitória italiana partiu dos pés de Andrea Pirlo e, imagine-se, Tierry Henry na própria baliza.
Esta noite, foi a vez de se fecharem as contas no grupo D. Aqui, também a Espanha conseguiu fazer o pleno e levar de vencida a campeã europeia (Grécia), que volta para casa humilhada, sem um único ponto e apenas com um golo marcado.
A acompanhante de "nuestros hermanos" será a Rússia que conseguiu ganhar o confronto directo com a Suécia, ao vencer os nórdicos por 2-0.
A partir de amanhã, jogam-se os quartos de final, será assim o início dos jogos do "mata-mata".
domingo, 15 de junho de 2008
2ª JORNADA

No grupo A, na passada quarta-feira, Portugal superiorizou-se à República Checa vencendo por 3-1, com golos de Deco, Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma. Com esse resultado, a selecção lusa garantiu a passagem aos quartos de final.
No outro jogo do grupo, a Turquia levou a Suiça de vencida, por 2-1 e garantindo, assim, o 1º lugar do grupo a Portugal.
No grupo B, a Croácia surpreendeu a Alemanha por 2-1, não sendo suficiente o golo de Podolski, e também garantiu a passagem aos quartos e o 1º lugar do grupo.
Do outro lado, Polónia e Áustria empataram a uma bola, num jogo em que o árbitro foi uma das figuras centrais, e complicaram as contas do grupo. Alemanha, Polónia e Áustria lutam na derradeira jornada pelo outro lugar de acesso à fase seguinte.
No grupo C, a Holanda também já garantiu a passagem e o 1º lugar, depois de vencer a França por pesados 4-1. Com golos de Kuyt, Van Persie, Robben e Sneijder, a "Laranja Mecânica" deixou a vice-campeã mundial a necessitar de se esforçar no último jogo desta fase.
Quem também não se encontra em muitos "bons lençóis" é a campeã mundial Itália, ao deixar-se empatar com a Roménia (uma das equipas-sensação deste europeu) e também precisa de fazer um "pressing" final. Não bastasse essa situação, os "blues" e a "squadra azurra" irão defrontar-se na última jornada.
No último grupo, o D, os espanhóis garantiram, também eles a passagem, ao vencerem a Suécia por 2-1, com o golo da vitória a ser marcado por David Villa, que se afirma como goleador da competição.
Já a actual campeã europeia Grécia não conseguiu (ou então sim) demonstrar aquilo que não valia e foi já eliminada, ao perder com a Rússia, sem pontuar e sem marcar qualquer golo até agora.
Esperemos agora as decisões que a derradeira jornada nos trará e ver o rumo que leva este Euro'2008 Áustria - Suiça.
terça-feira, 10 de junho de 2008
1ª JORNADA

No grupo B, no Domingo passado, a outra anfitriã (Áustria) também perdeu com a Croácia por 1-0 com um golo de Modric.
No outro jogo, a Alemanha (a anfitriã do último Mundial) jogou com a Polónia (1ª classificada no grupo de qualificação, à frente de Portugal), vencendo por 2-0, com golos de Podolski.
Ontem, no grupo C, a França desiludiu, ao empatar a zeros com a selecção da Roménia.
Mas maior desilusão causou a Itália campeã mundial, ao ser vergada por esclarecedores 3-0 perante a Holanda. Van Nistelrooy, Sneijder e Van Bronckhorst foram os marcadores de serviço.
Hoje, foi a vez de "nuestros hermanos" entrarem em campo e decidiram não o fazer por menos. Assim, derrotaram a Rússia por 4-1, com um hat-trick de David Villa e o outro golo a ser marcado por Fabregas.
No Estádio Wals, em Siezenheim (Áustria), a actual campeã europeia - Grécia - foi humilhada pela Suécia, ao perder 2-0, com golos de Ibrahimovic e Hansson.
Assim vai o Euro'2008.
domingo, 8 de junho de 2008
EURO'2008 - FASE DE GRUPOS

Grupo A
Suíça
República Checa
Portugal
Turquia
Grupo B
Áustria
Croácia
Alemanha
Polónia
Grupo C
Holanda
Itália
Roménia
França
Grupo D
Grécia
Suécia
Espanha
Rússia
Ontem foram efectuados os jogos do grupo A e hoje serão os do grupo B: Áustria – Croácia e Alemanha – Polónia.
Os resultados serão sempre actualizados.
PORTUGAL

Ontem começou o Euro 2008, a realizar-se na Áustria e na Suíça, e começou também a prova de Portugal. Apesar de alguma discórdia em relação aos convocados de Luiz Felipe Scolari, todo o país se mobilizou em apoio à Selecção de todos nós. Para começar, deixo a lista de convocatória:
Guarda-redes:
1 - Ricardo (Bétis Sevilha)
12 – Quim (Benfica)
22 – Rui Patrício (Sporting)
Defesas:
2 – Paulo Ferreira (Chelsea)
3 – Bruno Alves (FCPorto)
4 – Bosingwa (FCPorto)
5 – Fernando Meira (Estugarda)
13 – Miguel (Valência)
14 – Jorge Ribeiro (Boavista)
15 – Pepe (Real Madrid)
16 – Ricardo Carvalho (Chelsea)
Médios:
6 – Raul Meireles (FCPorto)
7 – Cristiano Ronaldo (Manchester United)
8 – Petit (Benfica)
10 – João Moutinho (Sporting)
11 – Simão Sabrosa (Atlético Madrid)
17 – Quaresma (FCPorto)
18 – Miguel Veloso (Sporting)
19 – Nani (Manchester United)
20 – Deco (Barcelona)
Avançados:
9 – Hugo Almeida (Werder Bremen)
21 – Nuno Gomes (Benfica)
23 – Hélder Postiga (Panathinaikos)
Esta lista, a inicial, sofreu alterações, mesmo antes do primeiro jogo. Quim, no último treino da equipa antes do jogo, lesionou-se ao efectuar uma defesa e, na manhã de ontem, dirigiu-se ao hospital de Genebra e o pior confirmou-se: o guarda-redes famalicense fracturou o pulso direito, estando assim afastado do Europeu. Para o substituir, Scolari chamou Nuno, o suplente de Helton no FCPorto.
Como já referi, o torneio começou ontem. O jogo inaugural colocou frente a frente a equipa anfitriã (Suíça) e a República Checa. Apesar do bom jogo realizado, a equipa helvética foi “traída” numa jogada de insistência checa e perdeu por 1-0.
Já Portugal conseguiu cumprir aquilo a que se tinha proposto e venceu 2-0 a selecção da Turquia. Pela primeira vez em muito tempo, a equipa das quinas jogou como equipa e, em duas grandes jogadas, decidiu o resultado final do jogo. Os golos foram marcados por Pepe e Raul Meireles, este último acabado de entrar. De salientar ainda as três bolas que foram à barra e ao poste, impedindo assim que a vantagem lusa fosse maior.
O mais importante foram os três pontos conquistados e, como disse o seleccionador, 50 por cento do trabalho está feito para garantir a passagem aos quartos de final.
A 2ª jornada realiza-se na próxima 4ª feira, com um Portugal – República Checa e Suíça – Turquia.
quinta-feira, 5 de junho de 2008
Resumo

Visto já andar um pouco atrasada em relação a muitos assuntos a actualidade desportiva, decidi não me prolongar muito sobre dois temas que já deveria ter exposto, nomeadamente, a final da Taça de Portugal e a segunda fase do campeonato da II Divisão Nacional.
Assim, a final da Taça de Portugal foi, como se costuma dizer, “a festa do povo”, uma verdadeira festa, diga-se, num jogo que opôs os dois primeiros classificados do campeonato, FCPorto e Sporting, respectivamente.
Não assisti ao jogo, é verdade, pois nesse fim de semana tinha ido de visita ao norte do país, de onde sou oriunda, e por isso mesmo só consegui acompanhar o jogo pela rádio. Logo, sendo impossível fazer comentários, vou apenas relatar os acontecimentos.
Pelo que percebi através da transmissão radiofónica e posteriores reportagens televisivas (e ainda pelos comentários na Faculdade), os primeiro 45’ foram dominados pelo Sporting, tendo o segundo período sido mais equilibrado. No final do tempo regulamentar, impunha-se o 0-0 e foi necessário ir a prolongamento. Os primeiros 15’ passaram e os restantes caminhavam para o seu final. Sportinguistas começavam a ficar assombrados pelas grandes penalidades (esta temporada já tinham perdido a Taça da Liga dessa forma para o Vit. Setúbal), mas Rodrigo Tíui decidiu manter a taça pelos lados de Lisboa, ao marcar dois golos e deixando o resultado final em 2-0, a favor dos leões.
No final foi a festa verde e branca e a demonstração de “mau perder” por parte dos dragões.
II Divisao Nacional
Chegou no passado fim de semana ao final a 2ª fase do campeonato, ficando decidido as quatro equipas que irão disputar os dois lugares vagos deixados por Fatima e Penafiel na Liga de Honra.
Na série A, o Ribeirao, treinado por Lito Vidigal, fez um campeonato muito equilibrado, tendo-se mantido sempre nos lugares cimeiros da tabela. A equipa do concelho de Vila Nova de Famalicão chegou à última e derradeira jornada em 2º, atrás do Desp. Chaves, com quem disputou o jogo. Assim, os visitantes (Chaves) efectuou um jogo com muitas precauções, mas de nada lhes valeu, pois a equipa listada de azul-bebé conseguiu levar a melhor, tendo ganho por 1-0 e, assim, garantir o 1º lugar daquele grupo.
Na série B, a disputa pelo lugar de acesso à última fase foi ganha pela Oliveirense, de Oliveira de Azeméis, apesar de ter perdido o último jogo, com 10 pontos de vantagem sobre o 2º classificado.
Na série C, foi para os lados da Serra da Estrela que se fizeram os festejos da possível entrada na Liga de Honra. O Sp. Covilhã levou a melhor sobre os seus adversários mais directos e conseguiu uma vantagem de 17 pontos.
Por fim, na série D, o Olivais e Moscavide foi a melhor equipa, não tendo perdido um único jogo nesta fase e empatado apenas um. Deste modo, conseguiu uma vantagem de 19 pontos sobre o 2º lugar.
Na última fase, e para decidir quem são as equipas que sobem, o Ribeirão defronta a Oliveirense e o Sp. Covilhã jogará com o Ol. Moscavide. Os jogos serão disputados em duas mãos, uma em casa de cada equipa. Desses confrontos, os vencedores terão a subida garantida e disputarão um encontro, em campo neutro, para decidir o campeão.
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Competições Europeias



Tudo resolvido na Taça UEFA. Depois da surpreendente eliminação do Bayern Munique por parte do Zenit, ao ser goleado por 4-0 na 2ª mão, o Old Trafford recebeu a final disputada entre os russos de S. Petersburgo e os italianos da Fiorentina.
No passado dia 14, a cidade de Manchester recebeu então esse final, ganha pelo Zenit, por 2-0, tendo a festa invadido as ruas da cidade de S. Petersburgo.
Na Liga dos Campeões, as coisas também ficaram resolvidas no passado dia 21, em Moscovo. Final muito esperada, não só pela tradição em si, mas também devido ao embate inglês a que se assistiu.
Nas meias-finais, o Manchester United de Cristiano Ronaldo, Nani e Carlos Queirós derrotou o Barcelona de Deco, enquanto que o Chelsea de Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Hilário eliminou o Liverpool.
Assim sendo, esta edição da Champions fez história. Para começar, uma final inédita entre equipas inglesas, as mesmas que disputaram até ao final o campeonato inglês: Chelsea – Manchester United.
Um jogo emocionante, tipicamente inglês e com um golo para cada lado, no final dos 120 minutos. Mais uma vez, e para não variar muito, Cristiano Ronaldo voltou a marcar, consagrando-se assim como o melhor marcador da edição 2007/2008. Na decisão por grandes penalidades, Ronaldo falhou a sua e colocou a taça nos pés dos azuis de Londres. No entanto, John Terry falhou o penalty da “consagração”, empatando novamente o resultado e dando outra oportunidade aos “red devils”; oportunidade essa bem aproveitada, indo assim o “caneco” directamente para as montras do Old Trafford e com Portugal a ter três campeões europeus: Cristiano Ronaldo, Nani e Carlos Queirós.
Liga Vitalis

Também a Liga Vitalis chegou ao fim, com as últimas decisões a aparecerem na derradeira jornada.
Trofense (outra equipa do Norte) também fez história, garantindo a subida ao mais alto escalão do futebol nacional. Rio Ave é a equipa que acompanha a “avalanche” da cidade da Trofa.
O Fátima, como já se sabia, desceu, sendo que o Penafiel seguiu o mesmo caminho.
Terminou Campeonato

Chegou a hora de actualizar tudo o que tem acontecido no futebol, agora que a época 2007/2008 terminou, profissionalmente a nível de clubes.
Depois de duas semanas extenuantes e com o campeonato ao rubro, o Vit. Guimarães confirmou a surpresa que foi durante toda a temporada.
Após ter empatado na penúltima jornada e permitir que o Sporting os ultrapassasse, os jogadores vitorianos não vacilaram na derradeira jornada, segurando o 3º lugar e fazendo história ao garantir uma presença na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Na UEFA, é certo, teremos Benfica, Vit. Setúbal e Marítimo, tendo o Sp. Braga garantido presença na Taça Intertoto.
Em termos de descida, o Paços de Ferreira acompanha a U. Leiria, não sendo ainda certo se realmente desce ou não (mais à frente, post sobre o “Apito Final”).
quinta-feira, 1 de maio de 2008
Menos 6…

Na passada 4ª feira, a Federação Portuguesa de Futebol decidiu, finalmente, analisar o recurso do Belenenses em relação ao “Caso Meyong”. Mas afinal que caso é este?
Há uns meses atrás, a Naval 1º de Maio acusou o Belenenses de ter utilizado o jogador ilegalmente, devido à sua inscrição na Liga ser irregular. Nesse jogo, a equipa do Restelo venceu, com um penalty executado pelo próprio Meyong. Numa altura em que muito se fala em verdade desportiva, a Naval decidiu levar o caso à Comissão Disciplinar da Liga.
Na Liga de Clubes, ficou determinado que o Belenenses seria sancionado com a retirada de 6 pontos, mas os azuis do Restelo não gostaram da decisão e recorreram à FPF. Como já foi dito antes, este órgão desportivo corroborou a decisão anterior e vai mesmo retirar os 6 pontos à equipa. Assim, as aspirações europeias ficam fragilizadas, uma vez que o Belenenses desce do 5º para o 8º lugar.