domingo, 31 de agosto de 2008

BENFICA - FCPORTO


A Liga Sagres (nova denominação do Campeonato Nacional da I Divisão) vai ainda na 2ª jornada e este fim-de-semana já foi possível assistir a um clássico entre “águias” e “dragões”.

Como um clássico sem casos não é um clássico, este não foi excepção e, em muitas situações, Jorge Sousa e os seus auxiliares foram as figuras centrais.

Um dos primeiros casos apareceu logo aos 10’, quando Katsouranis puxa a camisola de Lucho Gonzalez dentro da grande área “encarnada”, cometendo grande penalidade. Aí, nada a discutir, mas o que levanta dúvidas é a posição inicial do capitão “azul e branco”: estará ou não em posição irregular?

Depois disso, os nervos aumentaram, com os adeptos e os jogadores benfiquistas a queixarem-se várias vezes das decisões do árbitro. Dois desses lances foram um corte de Lisandro Lopez, na linha de golo, supostamente com o braço, e uma falta de Sapuranu, na grande área do FCPorto, na disputa de uma bola com Di Maria, que ficou por assinalar.

Apesar de todos estes contratempos, os “encarnados” conseguiram reagir e marcar o golo do empate, da autoria de Óscar Cardozo.

Um jogo muito equilibrado, com reflexo no resultado final (1-1), o qual não é, afinal, tão mau quanto isso para o Benfica, tendo em conta que terminou com menos um jogador – Katsouranis foi expulso depois de ver um duplo amarelo – e também pelo facto de ter sido forçado a duas substituições por lesão de Pablo Aimar (reforço para a nova temporada) e de Léo e muitos jogadores terem chegado ao final do encontro com várias queixas musculares.

Apesar de tudo isso, o FCPorto não foi capaz de aproveitar a vantagem numérica e física, reflectindo-se a falta que Ricardo Quaresma faz a esta equipa.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Primeiras Decisões


Com o início da nova temporada, já são conhecidos os calendários dos primeiros jogos das competições europeias.

Para começar, o Vitória de Guimarães, equipa portuguesa que esteve presente na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, não conseguiu levar a melhor sobre os suiços do Basileia.
No jogo da primeira mão, realizado no D. Afonso Henriques, as equipas não foram além de um empate a zero bolas, o que não era mau de todo para os vimaranenses. Na Suiça, o jogo chegou ao intervalo com um empate a uma bola, favorecendo assim a equipa portuguesa, mas logo no início da segunda parte, o Basileia marcou o golo que ditou o resultado final.

A equipa de Guimarães falhou assim a presença nos quadros da Champions League, mas deixando muitas críticas às equipas de arbitragem: no primeiro jogo, sentem que foram prejudicadas quando o árbitro não marcar duas grandes penalidades; já na derradeira partida, o auxiliar do árbitro anulou um golo limpo ao Vitória, a 2 minutos do final do jogo, que teria virado a eliminatória a favor dos portugueses, uma vez que um empate com golos era o suficiente para ascender à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Por seu turno, o Sp. Braga conseguiu ultrapassar as eliminatórias da Taça Intertoto e marcar presença na pré-eliminatória da Taça UEFA.
Depois de levar de vencida o Zrinjski, da Bósnia por uma bola a zero, no primeiro jogo. Já na segunda mão, as coisas não poderiam ter corrido melhor, ao alcançarem uma vitória por 2-0.
Desta forma, Portugal vê-se representado por FCPorto e Sporting na Liga dos Campeões e Vit. Guimarães, Benfica, Vit. Setúbal, Marítimo e Sp. Braga.

Ontem, realizou-se o sorteio da Liga dos Campeões e as equipas portuguesas não terão, em princípio, muitas dificuldades em garantir a passagem aos oitavos de final. Os grupos das equipas portuguesas são:

Grupo C: Barcelona, Sporting, Basileia e Shakthar Donetsk

Grupo G: Arsenal; FCPorto, Fenerbahçe e Dinamo Kiev

Os restantes grupos estão distribuídos da seguinte forma:

Grupo A: Chelsea, AS Roma, Bordéus e Cluj;
Grupo B: Inter de Milão, Werder Bremen, Panathinaikos e Anorthosis;
Grupo D: Liverpool, PSV, Marselha e Atlético de Madrid;
Grupo E: Manchester, Villareal, Celtic e Aalborg;
Grupo F: Lyon, Bayern Munique, Steaua e Fiorentina;
Grupo H: Real Madrid, Juventus, Zenit e Bate.

Já na Taça UEFA, as equipas ficaram a conhecer os adversários da primeira fase esta tarde, mas as coisas não correram muito bem.
O Vit. Guimarães e o Benfica começam a defender os seus objectivos fora de casa, com Portsmouth e Nápoles, respectivamente. Por seu turno, Vit. Setúbal joga com o Heerenveen, o Sp. Braga defronta o Artmedia e o Marítimo tem a tarefa mais ingrata, com o Valência.

Outro português em destaque nos sorteios foi Cristiano Ronaldo, ao ser considerado o melhor avançado e o melhor jogador da edição da Liga dos Campeões 2007-2008.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Acabaram-se as férias

Pois é, entrar de férias numa altura crucial do desporto em Portugal resulta sempre no mesmo: falta (e acumulação) de informação. No entanto, aqui vai um pequeno resumo do que aconteceu até agora.

No Euro'2008, duas das equipas-sensação não conseguiram ir além das meias finais: a Turquia foi eliminada pela Alemanha e a Rússia pela Espanha.
Na final, os espanhóis foram superiores aos alemães e trouxeram a taça para casa.




Com as competições futebolísticas no seu descanso, foi a vez dos Jogos Olímpicos de Pequim entrarem em acção.
Com vários atletas portugueses em acção, as nossas principais expectativas recaiam sobre Francis Obikwelu (100 e 200m de corrida), Naide Gomes (salto em comprimento), Telma Monteiro (judo), Gustavo Lima (vela), Vanessa Fernandes (triatlo) e Nélson Évora (triplo salto).
Nem tudo correu como se esperava, mas não viemos de "mãos a abanar". Vanessa Fernandes conquistou a medalha de prata e Évora tornou-se no mais novo campeão olímpico no triplo salto.
Mesmo sem mais medalhas, não se pode dizer que a prestação portuguesa tenha sido muito má: Gustavo Lima conseguiu ficar em 4º lugar e conseguimos outros bons posicionamentos noutras classes de vela; nos 50 km marcha, duas atletas nacionais conseguiram classificar-se dentro das dez primeiras, entre outros bons lugares, nas várias modalidades disputadas.
As maiores desilusões foram a participação de Obikwelu e Naide Gomes. O primeiro ficou aquém das expectativas e não se conseguiu qualificar para as meias finais dos 100m, tendo desistido da sua participação nos 200m. No caso de Naide, esta nem sequer se conseguiu qualificar para a final, tendo realizado dois saltos nulos e não conseguindo os mínimos para a passagem.

Os Jogos foram dominados pelos EUA, com o maior número total de medalhas, e pela China, com um recorde de 51 medalhas de ouro conquistadas.