
Com o primeiro quarto de campeonato já jogado (realizou-se este fim-de-semana a 8ª jornada), surpresas foram surgindo a vários níveis. No topo da tabela, Sp. Braga e Benfica são os protagonistas; no fundo, esse papel cabe, principalmente, ao Vit. Guimarães.
Depois de uma pré-temporada promissora e de um adeus prematuro à Liga Europa, os jogadores de Braga têm demonstrado o porquê de esta equipa ser já há algum tempo considerada o 4º grande do futebol português. Nos oito jogos disputados, os bracarenses contam com 7 vitórias e um empate (arrancado pelo Rio Ave no passado sábado). Desta forma, o Sp. Braga é, a par do Benfica, a única equipa sem derrotas, contando já com confrontos ante o FCPorto e o Sporting.
Por seu turno, o Benfica encontra-se em situação semelhante, diferenciando-se apenas nos adversários e nos golos marcados. Os encarnados ainda não defrontaram os seus principais rivais, mas já vão demonstrando que este ano são realmente candidatos ao título. Com oito jogos disputados, os encarnados contam com 30 golos marcados e com goleadas pelo meio: 8-1 ao Vit. Setúbal, 4-0 no Restelo e 6-1, ontem, com o Nacional são alguns desses exemplos. Nos pupilos de Jorge Jesus destacam-se o quarteto ofensivo sul-americano - Di Maria, Saviola, Aimar e Cardozo -, a boa contratação de Ramires e ainda o (re)aparecimento de Fábio Coentrão.
Na próxima jornada, o Benfica desloca-se a Braga e ambas as equipas vão jogar uma cartada importante: o vencedor da partida isolar-se-à na liderança do campeonato; o derrotado poderá ser apanhado no 2º lugar pelo FCPorto; e em caso de empate continua tudo igual, retirando o possível encurtamento da distância para os portistas.
Na invicta, o campeão em título segue logo em 3º lugar, com uma derrota frente ao Sp. Braga e um empate. No entanto, e apesar dos bons jogos efectuados, o FCPorto ainda não mostrou aquilo que construiu nos últimos três anos com Jesualdo Ferreira. Depois das saídas de Lucho e Lisandro, a contratação de Falcão e a afirmação de Farias poderiam antever uma boa dupla de substituitos. Apesar dos golos e das jogadas bem efectuadas, a verdade é que falta ainda alguma coisa para este FCPorto se poder equiparar ao tetracampeão.
De novo em Lisboa, os sportinguistas já se sentiram mais seguros e confiantes em relação à sua equipa. Alguns dividem a culpa do momento menos bom entre Paulo Bento, os jogadores e o presidente, No entanto, é a classificação que conta e, nesse aspecto, o Sporting encontrava-se (até hoje) na 6ª posição da tabela, com 3 vitórias, 2 empates e outras tantas derrotas. O principal motivo pelo qual os sócios e adeptos leoninos mais criticam é o futebol praticado pela equipa, que não tem sido o melhor de ver, tendo já suscitado o aparecimento de lenços brancos nas bancadas do Alvalade XXI.
Esta noite, os "leões" defrontaram um dos "lanternas vermelhas" e das maiores desilusões do campeonato até agora: o Vit. Guimarães. Antes da recepção ao Sporting, os vimaranenses contavam com apenas uma vitória, 3 empates e 3 derrotas. Hoje, o D. Afonso Henriques recebeu um dos clássicos mais antigos do futebol nacional, com o pêndulo a ficar dividido, depois de mais um empate a uma bola.
Assim vão as contas do nosso campeonato, com equipas-sensação que há muito não o eram, goleadas e resultados para todos os gostos, equipas-sensação que já não o são e muito, mas mesmo muito futebol (bem) jogado.
Sem comentários:
Enviar um comentário