segunda-feira, 27 de outubro de 2008

“Leixões, Leixões, Leixões…”



O Leixões é de facto a equipa sensação deste campeonato, versão 2008/2009. Depois de um empate frente ao Benfica, no Estádio do Mar, em Matosinhos, esta jornada foi a vez de ir ao Dragão vencer, de forma extraordinária, por 3-2.

Logo aos 3’, Bruno China inaugurou o marcador, numa jogada em que a defesa do FCPorto (o guarda-redes Nuno incluído) deixa muito a desejar. Ainda antes da meia hora de jogo, Braga (um jogador em clara revelação) aumentou a vantagem para a equipa de Matosinhos.

Poucos minutos depois, o árbitro Paulo Baptista marcou uma grande penalidade a favor da equipa da casa, que Lucho Gonzalez converteu. Já na segunda metade da partida, o outro argentino dos azuis e brancos, Lisandro Lopez, anulou a vantagem leixonense e devolveu aos portistas a confiança na vitória.

No entanto, a vitória sorriu aos homens de vermelho, com mais um golo de Braga, desta feita com um remate de longa distância. Pelo meio, Zé Manel, que entrou já depois do golo do empate do FCPorto, viu um golo limpo ser-lhe anulado pelo auxiliar do árbitro de Portalegre.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Taça de Portugal – Sorteio da 4ª Eliminatória

Na passada quarta-feira, realizou-se o sorteio da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, com grandes emoções à espera dos adeptos do bom futebol.

Na Luz, depois da desilusão ante o Penafiel, o Benfica recebe o Desportivo das Aves. O Vitória de Guimarães vai deslocar-se ao Bessa e o Sp. Braga vai à Choupana, defrontar o Nacional da Madeira. A sensação da última eliminatória (o Arouca) vai à Mata Real visitar o Paços de Ferreira.

O jogo grande realizar-se-á em Alvalade, com o Sporting a receber o FCPorto. Depois dos resultados no campeonato contra os rivais, serão os “leões” capazes de levar a melhor perante o actual líder da classificação? A resposta será conhecida no fim-de-semana de 9 de Novembro.

Taça de Portugal - 3ª Eliminatória

Depois da paragem do campeonato para a realização da dupla jornada da qualificação para o Mundial’ 2010, este fim-de-semana foi jogada a 3ª eliminatória da Taça de Portugal.

Na tarde de sábado, o FCPorto deslocou-se à Sertã, numa reedição da eliminatória da temporada passada. Tal como da última vez, os “dragões” levaram o Sertanense de vencida (e pelos mesmos números: 4-0). Outra particularidade do jogo foi o facto de Farías ter bisado e de Tarik ter marcado. Isto porque, no jogo da última temporada ambos marcaram e Farías também bisou.

Nessa noite, o Sporting deslocou-se a Leiria e levou a equipa da casa de vencida por 1-0. Seis meses depois, e no mesmo estádio, Liedson voltou a marcar.

No domingo, as decisões começaram às quatro da tarde, com várias equipas a entrar em competição. Entre elas, o Vitória de Guimarães recebeu e venceu por 4-2 a União de Lamas.

Durante a tarde, duas surpresas se revelaram: o Gil Vicente venceu o Rio Ave e o Arouca derrotou o Marítimo nas grandes penalidades.

Mas essas estiveram quase a não ser as únicas surpresas do dia. Na Luz, o Benfica recebeu um Penafiel há muito longe da ribalta do futebol nacional. Mas nem o facto de estar na II Divisão impediu a equipa nortenha de mostrar um bom futebol.

Com o intuito de poupar os jogadores mais utilizados, Quique Flores revolucionou a equipa. Dos habituais titulares, apenas Luisão e Sidnei jogaram do início e Moreira regressou à baliza “encarnada”, três anos depois. Esta revolução reflectiu-se no rendimento da equipa, com a intrusão entre os jogadores a não dar resultado. Na segunda parte, o treinador lançou Reyes e Suazo, regressados de lesão, e os adeptos benfiquistas acreditavam que o rumo do jogo iria mudar. No entanto, isso não aconteceu. Desta forma, os 90’ terminaram com um 0-0 no placar.

No prolongamento, os jogadores penafidelenses começaram a ressentir-se do cansaço e o Benfica conseguiu executar o seu jogo, criando inúmeras oportunidades de golo. Mas isso não foi suficiente, uma vez que os remates “encarnados” encontravam sempre Zé Eduardo.

Assim, as contas ficaram apenas resolvidas na marca das grandes penalidades, onde a figura de destaque foi Moreira, ao defender um importante penalty.

Neste jogo, destaque para Michel, o avançado do Penafiel que tudo fez para que a sua equipa se tornasse na sensação desta eliminatória da Taça. O Penafiel demonstrou ainda o porquê de a competição ser conhecida como “a festa do povo”: o importante não é o escalão em que se disputa o campeonato, mas sim a entrega que se dá em cada partida. Destaque também para o público presente na Luz, que tem demonstrado estar com a equipa nos bons e nos maus momentos. Será que este sentimento veio para ficar nos benfiquistas?

Dupla Jornada Nacional de Outubro

No passado dia 11 de Outubro, a Selecção Nacional “AA” deslocou-se à Suécia, para o jogo referente à 3ª jornada de apuramento para o Campeonato do Mundo 2010, na África do Sul. Quatro dias depois, foi altura de receber a Albânia, em Braga.

No primeiro jogo, o 0-0 foi o resultado final do jogo. Até aí nada muito mau, uma vez que conseguir pontos na Suécia é bom. Mas a exibição nacional deixou muito a desejar. Já com Ronaldo e Quaresma na equipa, era de esperar que o futebol jogado com a Dinamarca melhorasse. Mas não só isso não aconteceu, como a Selecção não conseguiu ir além de um empate.

No jogo em Braga, as coisas correram ainda pior, uma vez que em campo se encontraram uma das “melhores selecções do mundo” e outra de menor valor futebolístico. Com uma exibição ainda mais fraca que a efectuada dias antes, o resultado final da partida foi um empate a zero bolas, e ainda o facto de a Selecção da Albânia ter jogado mais de metade do jogo com apenas 10 jogadores não abona a favor da equipa lusa.

Depois desta dupla jornada, Portugal só volta a jogar para o apuramento em Março, novamente com a Suécia (que não vai poder contar com o contributo de Ibrahimovic), tendo pelo interregno jogos particulares. Os adeptos lusos esperam melhoras no jogo jogado e nos resultados.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Uma Vitória Sem Sabor


Domingo, 19 de Outubro de 2008

Realizou-se hoje a 2ª mão da Taça E.H.F. de andebol. O Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu o H. C. Lovcen por 24-23. Como na primeira-mão os encarnados perderam por 28-26 (partida realizada no Montenegro), a equipa portuguesa ficou pelo caminho nesta competição europeia.

Esta partida ficou marcada por vários erros de arbitragem e pela expulsão de três jogadores ( dois da equipa visitante e de Luís Gomes pelo Benfica).


Carina Carvalho

domingo, 19 de outubro de 2008

Dose ddupla na Luz

Sábado 18 Outubro 2008

Pelas 16h realizou-se mais uma jornada do Campeonato Nacional de Futsal. O Benfica recebeu o Mogadouro. Na primeira parte os bicampeões nacionais realizaram uma exibição fraca, tendo sido a equipa visitante a primeira a marcar. Antes da dupla de arbitragem apitar para o descanso Costinha igualou o marcador.

Na segunda parte a equipa da casa subiu de rendimento e marcaram mais três golos por intermédio de Costinha, Ricardinho e César Paulo.

Esta partida ficou marcada pelas expulsões de Leandrinho e Boi (Mogadouro), ambos por acumulação de amarelos.

Às 17h30 foi a vez do Basquetebol. O jogo com o Sampaense começou mal para os encarnados, ao intervalo perdiam por 31-38.

Na segunda metade do jogo o Benfica passou para a frente do marcador. A 28 segundos do final o placar marcava 75-75, mas Ben Reed desfez a igualdade marcando um triplo dando assim a vitoria aos encarnados (78-75).


Carina Carvalho

sábado, 11 de outubro de 2008

JORNADA DUPLA NA LUZ


Às 14h iniciou-se o Campeonato Nacional de Voleibol. Na 1ª jornada o Benfica recebeu e venceu o Vilacondense por 3-1 (25-15/25-19/22-25 e 25-18).


Duas horas mais tarde realizou-se a 2ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Jogo entre o Benfica e o Valongo que os encarnados ganharam por 7-2.


Marcadores:

Benfica - Ricardo Pereira, Tiago Rafael (2). Ricardo Barreiros (3) e Diogo Rafael

Valongo - Jorge (não foi possível apurar o marcador do 1º golo da equipa visitante).


Carina Carvalho