quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Selecções (in)Definidas


Na primeira paragem dos campeonatos profissionais de futebol, foi possível assistir a duas jornadas da qualificação para o Mundial 2010, na África do Sul, e para o Europeu de Sub-21 2009, na Suécia.

No caso da selecção nacional de “esperanças”, estes foram uns dias com sabor amargo, uma vez que vinham para esta dupla jornada com a obrigação de vencer ambos os jogos. No entanto, não foi isso que aconteceu. Na primeira partida, os pupilos de Rui Caçador não conseguiram opor-se à Inglaterra, tendo perdido por 2-0 e com o guarda-redes Rui Patrício a destacar-se por impedir uma maior vantagem.
No segundo encontro, as coisas pareciam estar no caminho certo, com os portugueses a colocarem-se em vantagem e a tirar partido dos resultados dos restantes jogos. Mas a selecção da República da Irlanda conseguiu empatar a partida, retirando assim qualquer possibilidade de Portugal se qualificar para o Europeu da Suécia.

Em relação aos “AA”, as coisas não poderiam ter corrido melhor. No primeiro jogo de apuramento para o próximo Mundial. Numa deslocação fácil a Malta, Portugal não complicou e colocou assim nova vitória no palmarés do novo seleccionador nacional: Carlos Queirós. O resultado final foi de 4-0, com a contagem a ser iniciada por um jogador maltês, tendo Nani, Hugo Almeida e Simão Sabrosa decidido o marcador.
Mas a recepção à Dinamarca trouxe alguns dissabores. A selecção nórdica começou bem o jogo, com duas boas oportunidades de golo nos primeiros minutos, mas Portugal conseguiu “pegar na bola” e controlar o jogo. Ainda antes do intervalo, Nani colocou os portugueses em vantagem, resultado com o qual atingiu o descanso.
No segundo período, os adeptos portugueses viram Simão, Nani, Danny e Nuno Gomes falharem o golo, o que pode ter custado os três pontos. Ao minuto 83, Brendtner fez o golo do empate e, três minutos depois, os dinamarqueses cometem uma grande penalidade que, convertida por Deco, deu novamente a vantagem às cores nacionais. No entanto, o marcador ainda seria alterado por mais duas vezes, por intermédio de Poulsen e Jensen, fazendo com que Portugal perdesse o jogo e os consequentes três pontos.

Não se pode dizer que esta dupla jornada tenha sido muito má para as cores nacionais (a nível de Selecção A, claro), pois já foi possível ver algo de Queirós, e um bom entrosamento entre os jogadores. O único problema no jogo com a Dinamarca foi a falta de pontaria.

Em Outubro mais duas jornadas desta qualificação e todos os portugueses esperam outras tantas vitórias.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

A 60' da Liga Milionária


O Sport Lisboa e Benfica começou bem a sua caminhada para a Liga dos Campeões, em Andebol, ao receber e derrotar os austríacos do A1 Bregenz por 38-34 (1ª mão da pré-eliminatoria).


Na primeira parte os campeões nacionais não estiveram muito bem, tendo estado algumas vezes em desvantagem no marcador. Só ao minuto 25’ é que a equipa das águias conseguiu jogar ao seu nível habitual e ao intervalo ganhava por 19-17.


Após o intervalo os encarnados marcaram 5 golos em 2 minutos, o que lhes permitiu controlar a segunda parte do jogo.


Cláudio Pedroso foi o melhor marcador com 10 golos, seguido de Carlos Carneiro e Rui Silva (ambos com nove golos).


A única “nota negra” deste jogo foi a expulsão de Pedro Jerónimo no decorrer da segunda parte.


No sábado (dia 13) pelas 19h30 (hora portuguesa) disputa-se a segunda mão deste jogo.


Força Benfica !!

Carina Carvalho

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Campeonato de Andebol


Começou o Campeonato Nacional de Andebol. Logo na 1º jornada jogo grande. O Sport Lisboa e Benfica (campeão nacional em titulo) defrontou o Futebol Clube do Porto.


Como qualquer jogo entre estas duas equipas, este jogo seria escaldante.

Na primeira parte, a equipa da casa esteve à frente do marcador, tendo conseguido uma vantagem de 4 golos (15-11), mas alguns erros defensivos e ofensivos permitiram que ao intervalo o resultado se encontra-se igualado (15-15).

Na segunda parte foi a vez da equipa visitante estar em vantagem com um avanço de três golos a 8' do fim, mas a 2'30'' Luís Nunes, fez o 30-30, o que levou a um grande momento de entusiasmo nas bancadas do Pavilhão EDP. O último minuto foi bastante emocionante: depois de Luís Nunes ter falhado um livre de 7 metros, o guarda redes do FCP perdeu a bola e Nicola Miricki marcou um golo legal, mas que inexplicavelmente foi invalidado pela dupla de arbitragem. O jogo não acabaria sem Cláudio Pedroso marcar o golo do empate.


Resultado final: Benfica (31) vs Porto (31)


Ontem à noite (03 Setembro 2008), o Benfica jogou nos Açores com o Sporting da Horta, tendo ganho o jogo por 26-34. Este jogo refere-se à 2ª jornada do Campeonato Nacional, mas foi jogado antecipadamente pois os Campeões Nacionais este fim-de-semana recebem em casa os austríacos A1 Bregenz, num jogo para a Pré-Eliminatoria da Liga dos Campeões.

Carina Carvalho
fonte: www.slbenfica.pt